opinião

Volnei para prefeito; ’Partido-partido, é dos Trabalhadores’

Volnei e apoiadores em reunião às 23h30 desta quarta

Em 2008, cometi uma das manchetes que reputo mais sublimes nas minhas mais de duas décadas de jornalismo:

– Partido, partido, é dos Trabalhadores.

O detalhe estava o ‘p’ minúsculo, no segundo ‘partido’, daquele que é um tradicional refrão de cânticos petistas de campanha.

Estávamos a cinco dias da eleição e, na sede do PT de Gravataí, um impugnado Daniel Bordignon articulo para que o diretório indicasse como candidata a prefeita sua vice, Rita Sanco.

Ganhou do então prefeito Sérgio Stasinski por um voto, numa noite de xingamentos, empurra-empurra e gritos de ‘ele está armado’.

Lembro da história ao receber a informação de que Volnei Borba foi lançado pré-candidato a prefeito de Cachoeirinha por correntes do PT, com o apoio de históricos como Leonel Matias, Aline Cruz e Isalino Kingeski.

O caso de little falls está longe do fratricídio que terminou com o PT da aldeia dos anjos. Mas mostra um ‘partido-partido’.

É que neste sábado, como tratei no artigo Ana para incendiar eleição; os outsiders na ferradura, o presidente do PT, David Almansa, Jeferson Lazzarotto como pré-candidato a prefeito.

Na eleição interna, o partido já partiu, como contei nos artigos BOM, enquanto durar; os riscos para bloco de oposição em Cachoeirinha e Luta de classes no PT Cachoeirinha?; Almansa defende BOM, apesar do sinal de armistício do presidente reeleito em É o PT com cara de povo, pobres, negros, mulheres e LGBTs, diz Almansa, eleito presidente.

Inegável é que o PT sempre empurra gente qualificada para o octágono: o advogado Lazzaroto é ex-presidente da OAB e seria um ‘ousider’ dos ‘petralhas’, já que, apesar de sempre ter votado no PT, nunca ter antes filiação e nem ter disputado eleição; e o empresário, contabilista, administrador, bacharel em Direito Volnei concorreu em 2012, à época como o outsider, e foi gestor do Grupo Hospital Conceição no governo de Dilma Rousseff.

Ao fim, o PT cresce nesta eleição em Cachoeirinha e, depois de oito anos, ao menos recupera representação na Câmara, se adaptar a frase-tema do Arquivo X, lembram? “A verdade está lá fora”. No caso, os adversários.

O sinal de Volnei é bom, porque a nota que recebi pelo WhatsApp tinha como manchete "O PT E SUA PLURALIDADE PUJANTE".

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade