Vamos falar de tecnologia? Pois o assunto das últimas semanas foi o vírus WannaCry que se instala em computadores vulneráveis e só libera seus arquivos mediante um alto pagamento. Pois como isso acontece?
Primeiro a maioria dos usuários do mundo todo usa o sistema operacional Windows, que por si só já tem algumas brechas e para que elas se fechem é necessário atualizar o sistema usando o utilitário Windows Update e mantendo boas práticas de uso do computador, como não baixar softwares maliciosos e não clicar em links duvidosos.
Pois aí é que entra uma turma de crackers que até agora não soubemos quem são e de onde são: eles possivelmente teriam roubado um software do FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos) e transformado ele em um ransomware, que é uma classe de vírus que entra no computador vulnerável e criptografa todos os arquivos que há nele e depois pede um pagamento na tela do computador para desbloquear esses arquivos.
A criptografia é um processo de embaralhar arquivos e informações de modo que só quem criptografou sabe como desfazer o procedimento. Com o pagamento do “resgate” em Bitcoins, o verdadeiro dono dos arquivos receberia uma senha e com ela seria possível retomar seus arquivos.
Não há garantias de que realmente a senha é dada pelo grupo criminoso mesmo após o pagamento nas tais moedas virtuais, sendo que elas, o Bitcoin pode ser convertido em reais ou dólares, porém esse tipo de pagamento é muito difícil de rastrear pelas autoridades e possivelmente os criminosos ficarão impunes.
Uma segunda versão do WannaCry estaria por vir e para arrasar milhares de computadores mundo afora, porém os técnicos das empresas e usuários deverão ficar atentos com as seguintes dicas:
: Servidores de empresas que rodam Windows 2003 podem ter seus sistemas substituídos por Linux, que é menos visado por bandidos virtuais;
: Usuários domésticos devem manter seus sistemas sempre atualizados a partir do Windows Update que é o que fecha as brechas do Windows. No Painel de Controle há os programas Windows Defender e Firewall, que quando bem configurados e atualizados impedem a entrada de vírus no seu computador;
: No seu e-mail não clique em nada que venham em nome de bancos. Eles não mandam e-mail para seus correntistas e fazem seus contatos através de carta ou telefonema da sua agência. Lembrando que os sistemas da Apple e Linux não são imbatíveis quanto a vulnerabilidades, apenas eles são menos visados por terem uma comunidade de usuários menor que a do Windows.
Até a próxima!