SERVIÇOS

De “era medieval” à segurança hídrica: Gravataí debate saneamento em encontro com Corsan

Com foco no aprimoramento do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Prefeitura de Gravataí promoveu na manhã desta sexta-feira (25) o workshop “Universalização do Sistema de Saneamento”, em parceria com a Câmara de Vereadores, a Frente Parlamentar de Fiscalização da Melhoria dos Serviços da Corsan de Gravataí e representantes da Corsan/AEGEA/Metrosul. O evento ocorreu no Auditório do Centro Administrativo e reuniu autoridades, técnicos e lideranças da área para discutir os rumos do saneamento no município.

Durante o encontro, a Corsan apresentou seu plano de expansão e a metodologia de atuação para alcançar a universalização do sistema de saneamento em Gravataí, incluindo melhorias na distribuição de água e na cobertura de esgoto. A empresa integra o grupo Aegea, referência nacional no setor privado de saneamento básico.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou os avanços recentes e os desafios ainda enfrentados. Segundo ele, a infraestrutura de saneamento em Gravataí vive uma transformação significativa. “Estávamos na era medieval no saneamento. Mas, em parceria com a Corsan, construímos um reservatório de três milhões de litros cúbicos no bairro Chaleira Preta, além de diversas adutoras. Hoje, temos relativa segurança hídrica”, afirmou, lembrando que bairros como Morada do Vale e Cohab já enfrentaram problemas recorrentes de falta d’água, situação que não se repetiu desde o último verão.

Zaffa também relacionou o saneamento à questão da drenagem urbana, destacando que já foram realizadas mais de 600 intervenções em arroios e canais na cidade, com resultados positivos para a população.

O secretário municipal de Infraestrutura, Laone Pinedo, enfatizou a importância da transparência e do diálogo para que a população compreenda o papel da Corsan e dos órgãos fiscalizadores. “Gravataí a cada dia se torna um melhor local para investir e residir”, afirmou.

Já a presidente da Agergs, Luciana Luso de Carvalho, detalhou a função da agência reguladora, que normatiza, fiscaliza e atua na mediação de conflitos relacionados aos serviços públicos e às empresas concessionárias. A presidente da Corsan, Samanta Takimi, reforçou que encontros como este são fundamentais para alinhar expectativas e responsabilidades entre os entes públicos. “O diálogo é o que resolve os embates públicos”, pontuou.

A superintendente regional da Aegea, Renata W. Rohde, apresentou a estrutura operacional das empresas envolvidas e destacou o papel da Aegea como referência nacional desde 2010.

No campo legislativo, o vereador Hiago Pacheco, presidente da Frente Parlamentar de Fiscalização da Melhoria dos Serviços da Corsan de Gravataí, agradeceu pela realização do workshop e pelo debate aberto. “Acredito que sairemos daqui com maior conhecimento e com resultados positivos”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes, chamou atenção para a necessidade de fiscalização e para problemas recorrentes, como falhas na repavimentação do asfalto após intervenções da Corsan. “Recebemos os anseios da comunidade. Hoje, esperamos ter resultados positivos para a resolução deste e de outros problemas”, destacou.

O deputado estadual Dimas Costa, também presente, ressaltou a importância de encontros técnicos e políticos para melhorar o atendimento à população. “Buscamos sempre a excelência dos serviços prestados à comunidade”, afirmou.

Estiveram presentes ainda vereadores, secretários municipais, servidores e a equipe técnica da Corsan.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade