As obras entregues pelo Governo, as melhorias realizadas no município e a revitalização do Centro de Gravataí estiveram entre as pautas apresentadas pelo prefeito Luiz Zaffalon durante a quarta edição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) de 2022, promovido no teatro do Sesc, nesta quarta-feira.
Zaffalon apresentou as últimas obras entregues pelo governo municipal, como a Praça do Xará, a Av. Gravatá, entre outras. Na ocasião, o prefeito também citou as ordens de início para pavimentação de diversas vias do município, as construções de novas unidades de saúde, a construção da nova sede da Central de Polícia, entre tantas outras melhorias que estão sendo realizadas.
Em relação à área central da cidade, Zaffa citou a importância de revitalizar esta região, que há muitos anos não recebe melhorias.
– Precisamos disponibilizar um ambiente para que os gravataienses possam ter momentos de lazer na região central, por isso estamos reunindo o secretariado para discutir projetos que possam ser implementados, como uma rua coberta e um espaço destinado a eventos – destacou o prefeito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, fez a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Municipal, que trata da mobilidade do município para os próximos dez anos.
– A mobilidade é um fator de extrema importância para o desenvolvimento da nossa cidade. Estamos desenvolvendo um plano pensando em uma cidade sustentável, uma cidade com eficiência, priorizando o transporte não motorizado – explica o engenheiro.
Guilherme ressalta que a ideia é investir cada vez mais em modos de transporte que tragam eficiência melhor para a cidade. O secretário destaca as obras de pavimentação e revitalização viária que o governo tem realizado:
– Investimos muito em avenidas, porque, dentro do contexto de mobilidade urbana, são elas que fazem o escoamento do grande fluxo de veículos dentro da cidade.
Outro ponto apresentado no Codes foi a viagem da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Maria de Campos, ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. A viagem teve como objetivo trazer novidades para as áreas de tecnologia e inovação, além de novos negócios.
A instalação do Tudo Fácil Empresas também foi um dos temas apresentados.
– Os empreendedores poderão fazer as solicitações e encaminhar permissões em tempo recorde, em no máximo dez minutos, e o melhor de tudo, com custo zero – explica João Maria.
A partir de agora, os custos de abrir uma empresa de baixo risco estão zerados, já que as taxas de abertura da Jucis/RS e do alvará de funcionamento, da prefeitura, foram isentadas.