“Porto Alegre me faz,
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz
Porto Alegre é demais!”
Como diz a letra da música interpretada por Isabela Fogaça a capital dos gaúchos tem muitos encantos. Entre as cidades mais arborizadas do Brasil com diversos parques é famoso pela sua qualidade de vida. Com tantos atrativos culturais, gastronômico e atividades ao ar livre para todos os gostos e estilos, você sabe o que fazer em um final de semana em Porto Alegre? Confira 20 lugares para curtir com a família e os amigos:
1. Orla do Guaíba (grátis)
A nova orla do Guaíba está linda e ideal tanto para praticar esportes, caminhar ou tomar um chimarrão. Partindo da Usina do Gasômetro em direção ao estádio Beira-Rio, você encontrará banheiros, ciclovia, bancos, pracinha para as crianças e quadras poliesportivas.
: Orla do Guaíba está de cara nova | Foto KATTERINA ZANDONAI
2. Redenção (grátis)
A Redenção é uma parada obrigatória na capital. Nos sábados pela manhã acontece uma feira orgânica com produtores da região. Já aos domingos, durante todo o dia, tem o tradicional Brique da Redenção com dezenas de artesanatos, antiguidades e músicos tocando todos os estilos.
: Músicos agitam o domingo na Redenção | Foto KATTERINA ZANDONAI
3. Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio (pago)
Para quem gosta de futebol não pode deixar de conhecer a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio. Nas visitas guiadas os visitantes podem ver de perto os vestiários, sala de troféus, sala de imprensa, camarotes e muito mais.
: Visita guiada pelo estádio é muito bacana
4. Centro Histórico (grátis)
A dica para começar o passeio pelo Centro Histórico é partindo do Mercado Público. Vale a pena entrar e conferir as bancas com produtos típicos daqui e especiarias que só lá tem. Depois, a opção é partir em direção aos artesanatos da Praça da Alfândega. Chegando lá, dê uma espiada nas exposições nos museus Santander Cultural e o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o MARGS. Pela famosa Rua da Praia, siga em direção a Praça da Matriz, passe em frente a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini (onde fica o governador e seus secretários) e a Assembléia Legislativa do Estado (onde os deputados estaduais e seus assessores trabalham).
5. Casa de Cultura Mario Quintana (grátis)
Por fora o prédio da Casa de Cultura Mario Quintana já encanta, por dentro ainda mais. O antigo hotel que serviu de residência ao poeta Mario Quintana hoje abriga um centro cultural. No local tem também biblioteca, cinema e um charmoso jardim. No último andar, os visitantes encontram ainda um café.
: Casa de Cultura Mario Quintana é parada obrigatória
6. Jardins do DMAE (grátis)
Um dos jardins mais bonitos da capital, o jardim do DMAE, atrai diversos visitantes. O espaço no bairro Moinhos de Ventos é um ótimo lugar para tomar um chimarrão e fazer muitos cliques fotográficos.
: Os jardins do DMAE rendem boas fotos
7. Orla na Zona Sul (grátis)
Quem quer fugir da agitação e conferir uma das vistas mais bonitas da cidade, precisa ir até o bairro Ipanema. No fim de tarde a paisagem fica ainda mais bonita. Um pouco mais adiante no bairro Tristeza na rua Dr. Armando Barbedo tem um espaço novo com paredes coloridas, aparelhos de ginástica e bancos.
: Zona Sul ganhou um novo espaço
8. Museu Iberê Camargo (grátis)
O museu reúne obras do artista plástico gaúcho Iberê Camargo, além de abrigar exposições itinerantes. No fim de tarde é o lugar ideal para assistir ao pôr do sol.
9. I love POA (grátis)
Localizada na orla do Guaíba, a com deck, letreiro 'I love POA', prainha à beira do lago, espaço para food trucks, bicicletário, quadra de areia, espaços kids, fitness e para animais de estimação está sendo um sucesso nos finais de semana.
: Cidade ganhou um novo ponto turístico
10. Boulevard Laçador (grátis para os motoristas nos 30 primeiros minutos)
No Boulevard Laçador que fica ao lado do aeroporto Salgado Filho além de admirar o avião da Varig que está estacionado no pátio, dá para observar as idas e vindas de aviões nos bancos espalhados pelo parque. Com pracinha e um tabuleiro gigante as crianças podem gastar um pouco de energia. Quem gosta de tomar um chimarrão tem água quente à disposição. Para aqueles que gostam de uma boa comida, há restaurantes e locais para lanches.
: Lugar é muito bonito e as crianças aproveitam
11. Jardim Botânico (pago)
Em uma área de 39 hectares os visitantes podem percorrer as várias trilhas, fazer piqueniques, apreciar os lagos e canteiros de flores. Além do lazer, podem aprender sobre a flora, participar de atividades educativas e adquirirem mudas de árvores gaúchas no viveiro de vendas.
12. Vila Flores (grátis)
A Vila Flores encanta por sua proposta alternativa. O complexo arquitetônico no bairro Floresta abriga diversas atividades socioculturais, além de trabalho de artistas e empreendedores criativos. Durante todo o mês, acontecem por lá shows, oficinas e diversas atividades. Mais informações é só acessar a página Vila Flores no Facebook.
: Vila Flores é amor a primeira vista | Foto RICARDO ARA
13. Teatro São Pedro (pago)
Com 160 anos de história o Teatro São Pedro recebe grandes espetáculos durante o ano. Confira a programação no site www.teatrosaopedro.com.br.
14. Rua dos Antiquários (grátis)
Todos os sábados acontece uma Feira de Antiguidades na Rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro. O local conhecido como Caminho dos Antiquários é muito charmoso e vale a pena conhecer.
15. Parque Marinha do Brasil (grátis)
O Parque Marinha do Brasil em frente ao Guaíba lota aos finais de semana, principalmente no fim de tarde. Assim como a pista de skate que é bastante disputada pela gurizada.
16. Cisnei Branco (pago)
Os passeios de barco pelo Guaíba partem do cais em frente ao Mercado Público e duram cerca de uma hora. Nos finais de semana há ainda happy hours com música ao vivo. Mais informações pelo site www.barcocisnebranco.com.br
17. Pista de Skate do IAPI (grátis)
A pista pública de skate do IAPI que fica na rua Dr. Eduardo Chartier no bairro Higienópolis recebe centenas de skatistas profissionais e amadores. Nos obstáculos espalhados a galera radicaliza nas manobras enquanto o público apoia sentado nos degraus da pista.
: Pista atrai skatistas de todos os lugares
18. Parque Germânia (grátis)
Localizado no Jardim Europa, o Parque Germânia é cercado, bem cuidado e muito bonito. O local tranquilo para passar o dia com a família conta com uma cancha de bocha coberta, duas quadras de futsal, uma de basquete, uma de vôlei, duas de tênis e três playgrounds. Além disso, ainda há um recanto com lago, jardins para descanso, pistas para caminhada e corrida e cachorródromo.
: Parque fica lotado aos finais de semana
19. Parque Knijnik
Localizado no bairro Vila Nova o Parque Knijnik conta com uma boa infraestrutura com banheiros, pracinha para as crianças, churrasqueiras, quadras de futebol e cancha de bocha. Do parque é possível observar o contraste entre a área rural e a área urbana de Porto Alegre. Mais informações e agendamento de caminhada orientada no parque pelo telefone (51) 3266-8120.
20. Rua Gonçalo de Carvalho – a mais bonita do mundo (grátis)
A rua mais bonita do mundo fica em Porto Alegre. Com mais de 100 árvores formando um túnel verde, a ruazinha Gonçalo de Carvalho que fica atrás do Shopping Total, ganhou fama pela internet e pelas redes sociais. Hoje não é difícil de ver o pessoal por lá fazendo um 'selfie'.
: Ruazinha encanta pelo seu túnel verde | Foto KATTERINA ZANDONAI
PARTICIPE DA COLUNA
Tem alguma sugestão de pauta ou dica de viagem? Entre em contato e me ajude a fazer a coluna da próxima sexta-feira. Além do site do Seguinte:, você me encontra no perfil do Instagram @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com.