BEM-ESTAR ANIMAL

250 cães e 80 gatos seguem à espera de um novo lar em Gravataí

Mantida pela Prefeitura de Gravataí, a Unidade de Saúde Animal Priscila Bittencourt (Usag) abriga atualmente 250 cães, 80 gatos e equinos, vítimas de maus-tratos. Com mobilidade reduzida, mas cheios de amor, os animais estão à espera de um novo lar com tutores que estejam dispostos a viver uma adoção responsável. 

De acordo com a Usag, apesar da busca por animais de estimação ser grande, o índice de adoções ainda é pequeno.

– As pessoas procuram por animais de pequeno porte ou de raça e estes, raramente, chegam até nós – contou o funcionário do serviço, Evandro Duarte.

– Todos os dias aparece em torno de cinco pessoas querendo adotar, mas dificilmente elas levam, pois não possuem as características esperada – lembrou.

Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), pasta responsável pela Usag, todos os animais que são recolhidos por maus-tratos, recebem atendimento veterinário, castração e, somente após são colocados à disposição para serem adotados.

O órgão lembra ainda que a adoção de cães e gatos é feita de forma rápida e simples.

Para a efetivação são necessários a apresentação de documento com foto e comprovante de residência e assinatura de um termo de responsabilidade com o bichinho escolhido. 

No local, além de abrigo, que é limitado a animais em situação de maus-tratos, são oferecidas gratuitamente consultas veterinárias e castrações, essa última chegando ao número de 12 mil no ano de 2022.

– A castração é o caminho para o controle de natalidade dos animais e, consequentemente, para a diminuição do abandono – ressaltou o diretor de bem-estar animal, Diogo Castilhos.

O diretor, que também é o responsável pela unidade, lembrou ainda que o espaço recebe doação de jornais, papelão, roupas fora do estado de uso, salsichas e tampinhas.

No Brasil, abandonar ou maltratar animais é crime desde 1998, conforme a Lei 9.605/98. Em 2020, uma nova lei federal (14.064/20), aumentou para até cinco anos a pena de detenção que era de até um ano.


Funcionamento da Usag


Com atendimento veterinário (consultas) de segunda a sexta, das 9h às 11h, o local oferece serviço gratuito para toda a população de Gravataí.

As castrações de cães e gatos precisam de agendamento prévio, via WhatsApp (51) 99226-5955.

As cirurgias, de tumor, hérnia, abscessos e outras, são agendadas pelo veterinário, após a consulta.

Para fazer os procedimentos (castrações, cirurgias e consultas), é necessário apresentar: documento de identidade com foto, comprovante de residência no município e comprovante de renda até dois salários mínimos.

Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. A Usag fica localizada na Estrada Leonel Cabeleira Bitello, 241 – Costa do Ipiranga.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os sabotadores da República

“Por aqui chegamos ao paroxismo de que, para conceitual golpe, é preciso que ele seja vencedor?”. Recomendamos o artigo do jurista Lenio Streck, publicado pelo ICL Notícias O que é

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade