O vereador David Almansa (PT) divulgou nesta quinta-feira que “o Governo Lula anunciou o repasse de R$ 2.891.050,00 milhões de reais à Prefeitura de Cachoeirinha para contribuir com a reconstrução da cidade atingida no último temporal, de 16 de janeiro”.
O parlamentar informou ter feito uma articulação com o ministro gaúcho Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
“O recurso cairá direto na conta do governo municipal e deverá ser aplicado para aquisição de telhas, limpeza de ruas e reconstrução das escolas e unidades de saúde do município entre outros”, diz nota do gabinete do vereador.
O ministro gravou um vídeo informando sobre a ajuda humanitária e a “resposta rápida do governo Lula”. Almansa publicou em suas redes sociais; clique aqui para assistir.
O anúncio provocou reação do governo Cristian Wasem (MDB).
André Lima, assessor especial do prefeito, poderoso no governo e presidente do partido no município, soltou “nota oficial”, assinada por ele.
Reproduzo na íntegra e, abaixo, analiso.
Sigo eu.
Esse ‘teste de DNA’ sobre a ajuda humanitária é, já, o vendaval político da eleição 2024.
Cristian e Almansa, primeiro e segundo colocados na eleição suplementar de 2022, voltarão a se enfrentar nas urnas.
Paulo Pimenta, o ministro que recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa em Brasília para comer churrasco, é o padrinho político de Almansa.
Já André Lima é o coordenador político da reeleição de Cristian.
Ao fim, bom é que R$ 3 milhões estarão na conta da Prefeitura para ajudar aos atingidos pela tempestade.
Que venham mais brigas como essa, que garantem recursos. Se bem que, aposto, parcerias entre governo e oposição, ao menos em catástrofes como a de 16 de janeiro, renderiam mais e transmitiriam uma mensagem mais positiva à comunidade.
Já aconteceu, e tratei sobre o que chamei de ‘bom combate’ em O dia em que prefeito Cristian e vereador Almansa chamaram o Exército para Cachoeirinha; As 72h e o bom combate.
Fato é que o pai verdadeiro, ou a mãe verdadeira desse dinheiro é você que me lê, e paga impostos.
LEIA TAMBÉM
PT repudia nota da Prefeitura de Cachoeirinha sobre ajuda humanitária enviada pelo governo Lula