Atividade anual faz parte das ações preventivas da Companhia para preparar o sistema de transmissão de energia elétrica para o veraneio 2016-2017
Está em andamento pelos próximos dias, a inspeção aérea realizada anualmente pelo Grupo CEEE em suas linhas de transmissão. O trabalho é preventivo e busca identificar eventuais anomalias no Sistema, a fim de que sejam feitos reparos ou substituições com a devida antecipação, evitando falhas e interrupções no abastecimento das concessionárias de distribuição (RGE, AES Sul ou CEEE-D).
Na inspeção aérea, técnicos da Companhia realizam uma varredura de helicóptero, a 15 metros de distância dos condutores, com uma velocidade de 60 quilômetros por hora, fazendo registro fotográfico ou em vídeo para compor o relatório elaborado após a atividade. As duas primeiras etapas serão realizadas com os técnicos responsáveis pelas regionais de manutenção de Gravataí e Canoas, que farão a vistoria de todas as linhas de transmissão localizadas na abrangência dessas equipes, que inclui Porto Alegre, região Metropolitana, Serra e Litoral Norte, por exemplo.
Em seguida, serão avaliadas as condições das demais linhas de transmissão que estão concedidas ao Grupo CEEE, que percorrem os diversos municípios do Rio Grande do Sul. Essas atividades serão realizadas pelos técnicos das regionais de manutenção responsáveis pelas outras regiões do Estado: de Pelotas, Alegrete, Cruz Alta, Passo Fundo e Venâncio Aires.
Finalizada esta etapa, será feita a inspeção termográfica nas linhas de transmissão de Porto Alegre e da região Metropolitana, que estão sujeitas às maiores cargas do Estado. A previsão é de que a atividade esteja concluída até o final do mês de outubro.