O prefeito Cristian Wasem monta um planejamento estratégico junto ao Sebrae, que começa com a Sala do Empreendedor, e busca implementar o programa Cidade Empreendedora em Cachoeirinha. Reunião hoje teve a participação de secretários e assessores, com o consultor Tiago Guerra, que com a equipe do Sebrae fará uma divisão de eixos, distribuídos entre liderança, desburocratização, educação e compras.
– A partir destes indicadores, pontuaremos os principais problemas que necessitam de maior atenção e criaremos planos para solucioná-los de forma efetiva, com uma ferramenta simples, um plano de ação e cronograma eficaz – disse o consultor.
O prefeito usou o exemplo da Sala do Empreendedor, cujo plano é estar finalizada até o final de julho:
– É importante a cidade estar conectada às secretarias, tendo as mesmas informações e assim poder resolver todos os problemas em um único local. Com isso, teremos a desburocratização do empreendedorismo. A Sala do Empreendedor vai organizar a rotina para a população e assim terá a segurança da resolução de determinado problema, dentro da Prefeitura.
– Sabemos o quão burocráticas são as questões que envolvem o empreendedorismo e queremos descomplicar e solucionar esses problemas de forma eficaz – acrescentou a secretária de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico Sueme Pompeo de Mattos.
Ela informou que a localização desta nova sala será na entrada da sede da Prefeitura. No complexo estarão centralizados serviços como Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Alvará, MEI, Fazenda, bancos, que ofertarão microcréditos, orientação jurídica e um espaço de coworking que será disponibilizado sob agendamento.
De acordo com os dados da RedeSIM, sistema ligado à Junta Comercial para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Cachoeirinha teve um crescimento de 34% na abertura de empresas, entre os anos de 2019 a 2021, sendo 7.861 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 1.845 ME (Microempresas), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e outros. No primeiro trimestre de 2022, o município teve a abertura de 787 MEIs e 143 ME, EPP e outros.