Vinte startups irão representar Gravataí no Gramado Summit 2023, festival reconhecido como o maior brainstorming (tempestade de ideias) da América Latina. O número é quatro vezes maior em relação a 2022, quando cinco startups estiveram representando o município no evento. As empresas foram selecionadas por já terem participado ou estarem participando dos programas Startup Gravataí, Inova Gravataí ou Usina de Talentos, projetos da Prefeitura de Gravataí.
A titular da SMICT, Selma Fraga, comentou que o Gramado Summit traduz um festival de oportunidades para os novos modelos de negócio e empreendedores dentro do ecossistema de inovação.
– Queremos que as startups possam fazer o seu melhor. Agregar valor aos seus negócios e atrair mais oportunidades para Gravataí, tornando o município o futuro celeiro de startups para o Rio Grande do Sul e, quem sabe, para o cenário nacional – disse.
Lançado, em agosto de 2021, pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), o programa Startup Gravataí auxilia no desenvolvimento e na capacitação de empresas, concentrando-as no ecossistema de inovação, gerando novos negócios e ligando-as a possíveis investidores. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas clicando aqui.
Já o Inova Gravataí, lançado por meio da Lei Nº 4.072, de 3 de maio de 2019, tem como objetivo incentivar a inovação, o empreendedorismo, o desenvolvimento de startups e setores estratégicos em Gravataí. Por fim, o Programa Usina de Talentos tem como objetivo a formação de talentos para atuação em empresas globais e para o empreendedorismo.
O Gramado Summit é um evento ligado à inovação e ao empreendedorismo, promovido em Gramado, na Serra Gaúcha. Na edição de 2023, o evento será realizado, entre os dias 12 a 14 de abril, no Sierra Park Hotel. Durante o festival, os participantes terão acesso a diversos palestrantes, expositores e investidores. O site, com demais informações sobre o evento, pode ser acessado clicando aqui.