Diferentemente do que muitos pensam, cuidados com a saúde do coração não devem estar associados exclusivamente à idade elevada dos pacientes. Pessoas jovens também podem desenvolver doenças cardiovasculares, em especial aqueles que têm histórico na família. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta algumas precauções a serem seguidas para a promoção de uma boa saúde do coração a todos, independente da faixa etária.
– A prevenção se faz principalmente em casa, com uma alimentação saudável e a realização de exercícios físicos. A redução do estresse é outro fator muito importante para a pessoa não evoluir para doenças, assim como o controle da hipertensão arterial e do colesterol alto – explica Helena Teresinha Gentile, cardiologista do Centro Municipal de Saúde (CMS), serviço especializado vinculado à SMS.
A rotina corrida do dia a dia impede, muitas vezes, que as pessoas façam atividades físicas regulares. Além disso, favorece o consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, pizzas e hambúrgueres – ricos em calorias, mas pobres em valores nutritivos.
– Um dos melhores ‘medicamentos’ para o coração é o exercício físico. Cerca de 30 minutos diários de atividades, como a caminhada, ajudam muito no controle de doenças cardiovasculares – complementa a médica.
A exemplo de diversas outras enfermidades, o tabagismo, o consumo elevado de bebidas alcoólicas e a obesidade são fatores de risco para o aparecimento de doenças cardíacas, bem como doenças crônicas associadas, como o diabetes. O controle do sal e do açúcar nas refeições também faz-se fundamental para uma boa saúde física.
Em caso de necessidades, como mal-estar súbito ou dores no peito – como um aperto, com ou sem irradiação para pescoço e membros superiores -, a recomendação é procurar um serviço de urgência e emergência. Para esses casos, Gravataí conta com o Hospital Dom João Becker (Av. José Loureiro da Silva, 1561, Centro) e duas UPAs: a UPA Abílio Alves dos Santos, na Cohab 74 (à margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira) e a UPA Moisés Eli Magrisso, na região das Moradas do Vale (localizada na margem da ERS-020).
O complexo de saúde
Complexo de saúde especializado do município, o Centro Municipal de Saúde (SMS) conta com diversos serviços à população. Com encaminhamentos via unidades de saúde, o espaço atende, em média, 7 mil pessoas mensalmente. Dentre os serviços que compõem o CMS, estão o Centro de Diagnóstico, o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além disso, o CMS possui o Centro de Especialidades Médicas, que oferece serviços de cardiologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia. Além disso, as especialidades de cardiologia, gastroenterologia, neonatologia, neurologia, otorrinolaringologia e pneumologia contam com atendimentos médicos pediátricos. O serviço também conta com fonoaudiólogo adulto e pediátrico, a partir dos 4 anos de idade.
SIGA DICAS PARA BOA SAÚDE DO CORAÇÃO
: Manter uma alimentação saudável, com preferência por alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo, como legumes, verduras, leites e ovos)
: Fazer atividades físicas regularmente
: Controlar o sal e o açúcar nas refeições
: Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro
: Para pessoas com histórico de doença cardiovascular na família, fazer exames periódicos de sangue para mitigar o risco de aparecimento de enfermidades