A municipalização da ERS-020, no trecho entre os quilômetros 3,4 e 6,4, que compreende os bairros Neópolis, Rosa Maria, Pôr do Sol e o entroncamento com a ERS-118, entra na pauta da Câmara de Gravataí nesta terça-feira, com expectativa de aprovação na quinta. E, reputo, uma polêmica futura.
O vereador Alex Peixe (PTB), líder do governo Luiz Zaffalon (PSDB) no legislativo, articula um acordo com as bancadas para votação em urgência, o que agilizaria o envio da municipalização para votação da autorização pela Assembleia Legislativa.
As obras de duplicação, asfaltamento, drenagem e sinalização, que complementariam trecho entre as Moradas do Vale e o Parque dos Eucaliptos, também municipalizado e duplicado no governo Marco Alba (MDB), tem um investimento calculado em R$ 20 milhões, como reportei em 20 milhões custariam obras na ERS-020 na Neópolis de Gravataí; A parceria Zaffa-Leite, o pedágio e o advogado do diabo.
“Com a municipalização de mais um trecho da ERS-020, o governo almeja prolongar a evolução da estrutura viária já executada na Av. José Bonalume para toda a extensão municipalizada. É de conhecimento que existe demanda para infraestrutura viária e de drenagem em todo o trecho. O convênio tornará possível a viabilidade de investimento essencial para toda população que transita na ERS 020 e neste trecho passa por zonas de congestionamento e insegurança viária”, assina o prefeito, na justificativa do projeto de lei.
Zaffa já negocia com o Governo do Estado um convênio com o DAER para custear as obras no trecho cujos bairros tem cerca de 50 mil moradores.
– A conversa está andando muito bem – já disse Zaffa, ao Seguinte:, sobre a negociação com o governador Eduardo Leite (PSDB) e o secretário de Logística e Transporte Juvir Costella (MDB) para um investimento em parceria entre os governos municipal e estadual.
Como já tinha observado no artigo relacionado acima, é uma promessa de campanha, que a região precisa e Zaffa quer cumprir, mas antecipa uma polêmica futura: a ERS-020 está no Bloco 1 – o mesmo da 118 – das concessões de rodovias para iniciativa privada explorar pedágios.
Caso o novo estudo feito pelo governo Leite sobre o Bloco 1 mantenha a intenção de instalação de pedágio no trecho de Gravataí da ERS-020, antecipo que restará municipalizado o mesmo debate que se trava sobre a ERS-118, que pode ser concedida para a iniciativa privada após R$ 400 milhões em investimentos públicos; leia em Free flow: cancelas abertas para ‘pedágio gourmet’ na ERS-118 e 020; As forças de Gravataí, o agora, o depois e o advogado do diabo.
Ao fim, sem torcida ou secação, inegável é que, mesmo que seja resolvido o problema dos moradores da região, teremos polêmica sobre a 020 ter recebido mais um investimento de R$ 20 milhões em recursos públicos e a seguir ser pedagiada e explorada por algum grupo privado.
Não ter o pedágio – gourmet ou não – resolve tudo.