A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou 8.280 doses durante a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa ocorreu em todas 29 unidades de saúde, quando foram intensificadas e incentivadas as ações de imunização junto a pais e responsáveis. Durante o período, a vacinação contra a covid-19 e contra a gripe também estiveram disponíveis para toda a população.
Apenas no Dia D, realizado em 21 de outubro, ao menos 2.074 doses foram aplicadas. Para elevar a cobertura vacinal em Gravataí, a SMS elaborou algumas medidas estratégicas, tais como a imunização em escolas municipais e estaduais, a busca ativa por crianças com doses em atraso e a disponibilização de um curso de capacitação e atualização em sala de vacinas com profissionais que atuam nas unidades de saúde municipais.
Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha objetivou elevar as coberturas vacinais, de forma a reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina, como poliomielite, sarampo e hepatite B. A SMS lembra ainda que, a despeito de a campanha ter sido encerrada oficialmente no último sábado, 28, as doses seguem disponíveis em todas as unidades de saúde para o público-alvo de cada imunizante – a meta é vacinar 95% do grupo específico.
Gravataí conta com 29 salas de vacina espalhadas pelo município, ou seja, toda unidade de saúde possui um local específico para a imunização. Nos locais, mais de 20 imunizantes são ofertados, de forma a proteger crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Apenas para crianças e adolescentes menores de 15 anos, são ao menos 18, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.