O Concurso de Bandeiras, que contou com a participação de 40 escolas da rede pública, premiou as instituições com medalhas pelo empenho dos alunos e educadores na criação de bandeiras que refletem os valores e histórias de cada comunidade escolar da rede municipal de Cachoeirinha.
As escolas participantes apresentaram bandeiras que representam suas identidades, sendo premiadas com medalhas pelo trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano.
Para Isabel Fonseca, secretária municipal de Educação, o concurso simboliza um marco na construção de laços dentro da comunidade escolar. “Representa todas as memórias e vivências da comunidade escolar. É um marco na educação de pertencimento e construção de vínculos”, afirmou.
Além das bandeiras, o evento destacou outras ações culturais e sociais. A Orquestra de Metais e Percussão Fé na Vida foi homenageada com medalhas, em reconhecimento à sua contribuição musical e social. A programação também incluiu apresentações do CTG Roda de Carreta e da Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí, além de atividades literárias da Biblioteca Solarium e o espetáculo “A Menina da Biblioteca”, da Companhia Teatral Luz & Cena.
O evento foi uma reedição da celebração que originalmente estava marcada para maio deste ano, mas precisou ser adiada devido a condições climáticas e ao período eleitoral. Iniciado em 2023 para celebrar o aniversário de Cachoeirinha com o tema “Em cada Canto um Novo Encanto”, o concurso buscou, neste ano, reforçar o sentido de pertencimento e a valorização da educação na cidade.
As bandeiras, agora em exibição nas escolas, simbolizam o orgulho de cada instituição e o compromisso da rede municipal de Cachoeirinha com a formação integral dos alunos e o fortalecimento da comunidade escolar.