A ex-Miss Brasil Deise Nunes, primeira mulher negra a conquistar o título em 1986, participou do o Projeto Consciência Negra, idealizado pela EMEF João Paulo II, de Gravataí. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a luta e as causas sociais relacionadas ao movimento negro.
Os estudantes participaram de atividades diversificadas, incluindo pesquisas, trabalhos e apresentações culturais abertas à comunidade escolar. A programação incluiu ainda aulas de capoeira e outras manifestações culturais de origem afro-brasileira.
Para enriquecer a experiência dos alunos e apresentar um exemplo de superação e resistência, a diretora da escola, Tatiane Teixeira Sampaio, convidou a ex-miss. Natural do Rio Grande do Sul, Deise compartilhou sua trajetória de vida, relatando os desafios enfrentados ao longo de sua carreira e destacando a importância de seguir bons exemplos e manter a determinação diante das adversidades.
“Este projeto tem sido muito gratificante, pois além de permitir que nossos alunos conheçam e apreciem diferentes culturas, também os ensina a valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira. Os professores e toda a equipe do João Paulo II estão de parabéns, pois são fundamentais na construção do conhecimento e no fortalecimento de valores tão importantes como o respeito e a igualdade”, destaca a diretora.