RAFAEL MARTINELLI

SEGUINTE TV | Diplomação confirma legitimidade de Zaffa nas urnas e na justiça eleitoral; Assista

Eleitos para o mandato 2025-2028 foram diplomados nesta quarta-feira em Gravataí

Com legitimidade. Das urnas e da justiça eleitoral. Assim o prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon (PSDB) saiu da cerimônia de diplomação dos eleitos, conduzida pela juíza eleitoral Mariana Aguirres Fachel, na tarde desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores.

Legitimidade das urnas, porque a reeleição com 64.125 votos, ou 51.17% dos votos válidos, corresponderia a uma vitória em primeiro turno.

É uma aprovação cuja análise já fiz após a eleição, em #DasUrnas | Zaffa foi reeleito porque faz um bom governo em Gravataí, e mais.

E legitimidade da justiça eleitoral, porque a diplomação é a confirmação de papel passado da absolvição de Zaffa pela justiça de Gravataí na Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) que pedia a cassação de seu diploma por suposto abuso de poder econômico e político, mesmo que ainda haja recurso do Ministério Público ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

É improvável, mesmo na ‘loteria de toga’, como Millôr descrevia o judiciário, avançar uma cassação de um prefeito diplomado e consagrado nas urnas – mesmo que o processo siga em curso e possa chegar até o Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

Para efeitos de comparação, Daniel Bordignon, na eleição que venceu em 2016 e não pode assumir pela suspensão de seus direitos políticos, não chegou a ser diplomado, nem o vice Claudio Ávila.


Os planos para o próximo mandato, Zaffa já antecipou ao Seguinte:, na entrevista exclusiva SEGUINTE TV | O que esperar do governo Zaffa 2? O prefeito reeleito responde; Assista à entrevista de 1h.

Inevitável, tal a miríade de siglas que compõe a maior coligação da história de Gravataí, o mimimi estar pegando nos bastidores. Principalmente porque alguns partidos e políticos terão menos cargos do que tem hoje.

Reputo acerta Zaffa em ter informado à coligação que vai respeitar os votos dos partidos. Caso algum vereador saia, ou seja expulso, carregará consigo apenas os 6 cargos de indicação individual ofertados pelo governo a cada eleito.

Isso facilita uma negociação mais republicana.

Diferentemente do Congresso, cujo instrumento de chantagem política é a liberação de emendas, nos municípios os cargos são as exigências de boa parte dos vereadores para garantir a fidelidade dos votos e apoio eleitoral.

O ‘Centrão’ só muda de CEP.

Porém, novamente, voltamos à legitimidade, ou popularidade, caso prefiram, que é ouro na política. Qualquer tentativa de desestabilização, ou fogo amigo, vai esbarrar na legitimidade de Zaffa.

Reforço: mais de 64 mil votos, 51,3% dos votos válidos. Uma eleição ‘em primeiro turno’. E o legado de quatro anos de um bom governo – que ajudou, e muito, também na eleição dos vereadores da base.

Zaffa é um prefeito legítimo; e isso é fato.

Na mesa principal da cerimônia da justiça eleitoral, o presidente da Câmara, Alex Peixe, o prefeito Zaffa, a juíza Mariana Fachel e o deputado estadual Dimas Costa


Ao fim, a diplomação tende a acelerar o anúncio do secretariado do governo ‘Zaffa 2’ – até o momento, há apenas quatro confirmações, também reveladas com exclusividade pelo Seguinte: em EXCLUSIVO | Zaffa confirma quatro secretários para futuro governo de Gravataí.

Aguardemos para ver se será atendido o apelo do prefeito reeleito por “qualidade” nas indicações de nomes pelos partidos e vereadores.

Como o próprio Zaffa já deixou claro, toda semana, quando “bater o tambor” com cada um, é ele o chefe, não o padrinho político do CC.

A cerimônia também diplomou os 21 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028, cujo perfil reportei em #DasUrnas | Reeleito, homem, 50 anos, branco, casado, católico, curso superior e de direita: o perfil da nova Câmara de Gravataí.



OS DIPLOMADOS

Prefeito

Luiz Zaffalon (PSDB)

Vice

Dr. Levi Melo (Podemos)

Vereadores

Bombeiro Batista (Republicanos): 3.213 votos.

Roger Correa (PP): 2.973 votos.

Clebes Mendes (PSDB): 2.837 votos.

Bino Lunardi (PSDB): 2.751 votos.

Vitalina Gonçalves (PT): 2.632 votos.

Aureo Tedesco (MDB): 2.471 votos.

Alex Peixe (PSDB): 2.222 votos.

Alison Silva (MDB): 2.183 votos.

Marcia Becker (PSDB): 2.102 votos.

Evandro Coruja (PP): 2.057 votos.

Fábio Ávila (Republicanos): 1.969 votos.

Anna Beatriz da Silva (PSD): 1.901 votos.

Dilamar Soares (Podemos): 1.793 votos.

Claudecir Lemes (MDB): 1.781 votos.

Carlos Fonseca (Podemos): 1.753 votos.

Paulinho da Farmácia (Podemos): 1.564 votos.

Airton Leal (MDB): 1.464 votos.

Guarda Moisés (Republicanos): 1.453 votos.

Fernando Deadpool (União Brasil): 1.339 votos.

Hiago Pacheco (PP): 1.332 votos.

Mario Peres (PL): 1.019 votos.

Assista ao vídeo da cerimônia, produzido pela SEGUINTE TV, com a entrega de todos os diplomas e os discursos da juíza e do prefeito reeleito

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade