O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB), avaliou como um período de “muito trabalho” os primeiros 30 dias de ambos no comando a Prefeitura de Viamão. Ao Seguinte:/Diário de Viamão, ele disse que “apesar de ter passado rápido, conseguimos trabalhar bastante e começar a dar uma nova cara na nossa cidade”.
No ato na Câmara de Vereadores, Bortoletti relacionou como primeiro desafio a regularização do serviço de coleta de lixo que estava defasado e gerava muita reclamação, por parte da população, especialmente nas redes sociais. “A cidade enfrentava um passivo de seis meses de uma coleta não funcionando. Chamei a empresa para alinhar o trabalho, colocamos as máquinas da Prefeitura na rua para auxiliar, e em 19 dias colocamos o serviço em dia. Regularizado e funcionando, como deveria ser sempre”, afirmou o prefeito.
“Além disso, nossa cidade estava no escuro. Então criei o programa Ilumina Viamão e já trocamos mais de 800 lâmpadas em diversas regiões de Viamão”, continuou Bortoletti, elencando os feitos da nova administração municipal. “Outro problema que estava acontecendo era relacionado a buracos no asfalto em vias importantes da cidade. Na operação ‘tapa-buracos’, foram eliminados cerca de 400 buracos, até o momento”, revelou.
Além disso, de acordo com o prefeito Bortoletti, mais de 150 ruas foram patroladas nesses primeiros 30 dias de governo. Além disso, tem sido tratada, com a comunidade, a questão do calçamento participativo, que é para realizar obras nas ruas em que havia planejamento neste sentido “mas que ficaram por fazer no ano passado”. Ele não esqueceu da roçada realizada diversas regiões da cidade e das ações preventivas contra enchentes como hidrojateamento e desassoreamento das arroios.
“Mas quem pensa que ficou só na parte de manutenção da cidade, está enganado. Ainda alcançamos importantes avanços, como a Operação Zera Fila, que é para acabar com as filas de espera por atendimento nas unidades de saúde”, disse. E prometeu: “Em 100 dias vamos sair de 7 mil pessoas aguardando nessa fila, para nenhuma pessoa aguardando por serviços de saúde na nossa cidade”.
Ainda na área da saúde, Bortoletti diz que outros dois avanços importantes foram a ordem de início da construção de uma nova unidade de saúde em Itapuã, e a destinação de uma nova ambulância 24 – formato 24 horas à serviço da comunidade – que já foi entregue para a população da localidade. “Com tudo isso acontecendo, ainda deu tempo de a gente começar a dar uma nova cara para a cidade, cumprindo promessas da campanha no primeiro mês”, comemorou.
O chefe do Executivo exaltou também a instalação de um painel na praça Júlio de Castilhos, no qual as pessoas podem acompanhar, em tempo real, a evolução dos gastos e os investimentos realizados pela Prefeitura. “É mais transparência para nossa população”, explicou. Por fim, festejou a aprovação, na Câmara de Vereadores, de um pacote com 11 projetos de lei, um deles criando a Secretaria de Segurança Pública, além de cargos de fiscalização do Hospital de Viamão, da CEEE e da Corsan.
“Ainda tem muita coisa para fazer, a cidade está longe de estar perfeita. Mas tudo isso que está acontecendo mostra que a nossa missão com Viamão é séria. Que esse ritmo não vai diminuir. E que vamos transformar Viamão no que ela merece ser”, conclui Rafael Bortoletti.