CULTURA

Outro Lado: filme realizado por artistas de Gravataí estreia sexta no 1º Festival de Cinema

Um curta-metragem realizado totalmente por artistas residentes em Gravataí e também gravado no município vai estrear nesta sexta-feira, dentro da programação do 1º Festival de Cinema de Gravataí. Outro Lado, com roteiro e direção de Jackson Reis, terá sua primeira exibição no SESC Gravataí, no bloco que inicia às 19h30min, no dia 29 de agosto.

No filme, que se passa em uma aldeia rural isolada num futuro pós-apocalíptico, contracenam os atores Marco Aurélio Jr. (também cantor, palhaço e drag queen), Pablo Wulff (multiartista, poeta, professor e morador de Santa Tecla, onde o filme foi gravado) e Glau Barros, artista que entre trabalhos como cantora, atriz, figurinista e professora, desde os anos 90, tem uma carreira premiada e é reconhecida como um dos nomes de maior destaque na cultura gravataiense.

Marco Aurélio ainda compôs a música-tema do curta, junto com o diretor Jackson, e conta que o parceiro deu muita liberdade para essa criação. “E quanto mais eu fui tendo essa liberdade, acessando ela, eu fui me deparando com um espelho. Um espelho dentro de mim, assim, que refletia os meus anseios de verdade”, lembra Marco, ressaltando que o processo do filme como um todo foi muito intenso. “Ele fez quase que os meus anseios se tornarem realidade. Eu tenho medo de viver, embora eu tenha uma atração enorme pela vida. E eu acho que essa complexidade, esse paradoxo, está presente na canção também: ‘Porque o anjo caído sou eu. E vou lutar até a morte. O meu destino é sangrar. Sangrar. Pra me salvar’”, ressalta.

O roteirista e diretor Jackson Reis também tem uma trajetória de destaque. Como escritor, publicou quatro livros, sendo o primeiro com apenas 11 anos. Também enveredou pelas artes cências, tendo participado de cinco espetáculos teatrais e quatro videoperformances. Pessoa com deficiência e ativista pela inclusão social, desde 2005 participa ativamente de projetos, ações e movimentos artísticos e culturais em Gravataí e outros municípios. Outro Lado é sua primeira experiência na direção. “Foi um projeto cheio de aprendizados e descobertas. Junto com os atores, que foram fundamentais inclusive na própria construção da história, fui lapidando e dando corpo e aparência a um trabalho que traz muito de nós, das nossas vivências pessoais e nossa posição no mundo. Os dois dias de gravação foram uma verdadeira imersão, não só pelo cenário do filme, uma realidade periférica da nossa cidade, mas também em provocar e impulsionar o nosso próprio instinto criativo, ao dar forma e conteúdo a essa ideia”, explica Jackson.

O filme, de 22 minutos de duração, é uma videoarte do gênero drama distópico, com elementos de performance cênica, música e arte visual dentro da linguagem do cinema. Foi realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), através do Edital nº 26/2023 Audiovisual – LPG Gravataí, e conta com recursos de acessibilidade: legendas, audiodescrição e tradução em Libras. “Nós fizemos a escolha de fugir do modelo padrão de roteiro, o formato de videoarte nos possibilitou essa liberdade de criar juntos (direção, fotografia e atores) de maneira muito visceral e intuitiva, dentro de cada uma das cenas que já tinham sido idealizadas no início. Nós mesclamos várias expressões dentro da linguagem do cinema para contar essa história que fala sobre relações humanas e possibilidades para o presente e futuro”, conta o diretor.

Filmado inteiramente gravado no Sítio Vale das Nascentes, no bairro Santa Tecla, distrito do Ipiranga, zona rural de Gravataí, local histórico e repleto de belezas naturais, tendo como um dos panos de fundo o icônico Morro da Pedra, o projeto tem como objetivos fomentar a indústria cultural local; difundir a produção audiovisual de pessoas lgbtqia+ e com deficiência; incluir a zona rural e periférica de Gravataí no mapa cultural do município; e contribuir para o debate sobre temáticas como preservação ambiental, relações sociais e interação do homem com a natureza.

Acompanhem pelo instagram @outrolado onde o filme será exibido.
E confiram a programação completa do 1º Festival de Cinema de Gravataí no site https://www.festivaldecinemadegravatai.com.br/ . De 28 a 30 de agosto, a aldeia é terra de cinema!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade