O lançamento do vereador Paulinho da Farmácia (Podemos) como pré-candidato a deputado estadual tem potencial de isolar a pré-candidatura de Bombeiro Batista (Republicanos) a deputado estadual.
O vereador mais votado nas duas últimas eleições alimentava, conforme relatos de interlocutores ao Seguinte:, a esperança de concorrer em dobradinha com o vice-prefeito Dr. Levi Melo (Podemos) nas eleições de 2026.
Quarta-feira, no lançamento como pré-candidato a deputado federal, coube ao próprio Levi apresentar a candidatura de Paulinho –– espécie de assessor informal da estrela do partido, Sérgio Zambiasi.
O movimento parece derrubar o ‘avião político’ que, em fevereiro, embarcou a Brasília com Dr. Levi, Bombeiro e os vereadores Guarda Moisés (Republicanos) e Roger Correa (PP) –– Policial Evandro Coruja (PP) desistiu antes do embarque.
À época, a curiosa viagem para tratar sobre a construção de uma UPA na região da Caveira, sem agenda com o Ministério da Saúde e apenas com deputados e senadores da oposição mais extrema ao governo federal, serviu para colocar no radar o que parecia uma aliança política –– com destino a 26 e 28.
Na caixa-preta da queda, duas análises são obvias.
Dr. Levi trocou a candidatura à Assembleia Legislativa pela Câmara dos Deputados, sob o argumento de pacificar o governo, após o prefeito Luiz Zaffalon ingressar no PSD e apoiar a reeleição do deputado estadual Dimas Costa (PSD), ‘embaixador’ do governador Eduardo Leite (PSD) em Gravataí, e, ao lançar Paulinho da Farmácia, ao menos parece comunicar publicamente que não estará com Bombeiro.
Já Guarda Moisés –– do mesmo partido de Bombeiro –– e Roger Correa se aproximaram de Dimas.
Ao fim, resta Bombeiro com uma candidatura ‘periférica no governo’, por representar ele uma espécie de ‘patinho feio’ na base governista, como já analisei em Zaffa pode ser submetido a pressão de partido para demitir secretário em Gravataí.
Reputo são os sinais que emite, no solo, avariado, em meio à ‘floresta gravataiense das articulações políticas’, o transponder do ‘avião político’ que decolou em fevereiro a Brasília.
LEIA TAMBÉM
Com presença de Zaffa, Dr. Levi lança pré-candidatura a deputado federal por Gravataí