A deputada estadual Patrícia Alba (MDB), de Gravataí, foi painelista, nesta terça-feira (16), no II Fórum BRICS Valores Tradicionais – Unindo Tradições, Fortalecendo Nações, realizado no Auditório Nereu Ramos, em Brasília.
Patrícia integrou o painel “Violência de Gênero: O Papel da Mulher nas Diferentes Culturas”, ao lado das deputadas Eliana Bayer, Célia Jordão (RJ), Elina Akmetova (Rússia) e Elisee Ichwama (República do Congo). Durante sua fala, a parlamentar destacou a educação como ferramenta essencial para romper ciclos de violência e ressaltou a necessidade do envolvimento de toda a sociedade.
“A violência de gênero é devastadora. Ela cria um ciclo de sofrimento que, muitas vezes, parece impossível de romper. Essa luta nos une e é um compromisso de todas nós que acreditamos na igualdade, no respeito e no direito inalienável de toda mulher viver sem medo, sem violência, sem imposições combatê-la”, afirmou.
O BRICS é um foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global, voltado à cooperação em diversas áreas. Atualmente, reúne 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
O evento é organizado pela Frente Parlamentar do BRICS no Congresso Nacional e pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS, com apoio da Associação Mundial de Valores Tradicionais. A programação segue até esta quarta-feira (17) e tem como objetivo fortalecer a cooperação multilateral entre os países participantes.