A Prefeitura de Gravataí instalou, na sexta-feira (27), a segunda ecobarreira do município. O equipamento foi colocado na Rua Palmares, no bairro Novo Mundo, com o objetivo de conter resíduos e contribuir para a despoluição do Arroio Barnabé e do Rio Gravataí.
A estrutura é formada por materiais simples, como galões de plástico, rede de contenção e cabos de corda. O sistema atua retendo resíduos flutuantes — como garrafas, plásticos e até eletrodomésticos — antes que avancem pelos cursos d’água.
As ecobarreiras funcionam como uma espécie de filtro na superfície da água. Ao bloquear o lixo, ajudam não só na limpeza dos arroios, mas também na prevenção de alagamentos causados pelo acúmulo de resíduos.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Diego Moraes, a iniciativa tem impacto ambiental direto.
“Representa um importante movimento em prol do meio ambiente, pois não poluem, não ameaçam os animais e auxiliam na despoluição dos cursos d’água”, afirmou.
Parceria com cooperativa
Os materiais retidos pelas estruturas são recolhidos e encaminhados para a Cootracar.
Na cooperativa, os resíduos passam por triagem para identificar o que pode ser reciclado e o que deve ser descartado corretamente.
A primeira ecobarreira foi instalada em setembro do ano passado, no bairro Vila Branca. A previsão da prefeitura é implantar 11 estruturas até janeiro de 2027.
Além de reduzir o volume de lixo nos arroios, a iniciativa também busca melhorar a qualidade da água e contribuir para a prevenção de doenças.
De acordo com a prefeitura, o projeto integra ações de conscientização ambiental e incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais, com foco na proteção dos ecossistemas locais e no fortalecimento de parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável.






