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Gravataí lança cartão digital de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Procedimento será feito de forma on-line e estará disponível em 48 horas

O prefeito Luiz Zaffalon e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), Guilherme Ósio, apresentaram nesta terça-feira como será o funcionamento do cartão digital de estacionamento para idoso e, também, para pessoas com deficiência (PCD).

A partir de agora, o documento poderá ser solicitado direto no site da Semurb (links abaixo), a qualquer tempo, sem a necessidade de ir até a Prefeitura. Hoje, são em torno de 30 mil cartões em vigência, sendo em torno de 1 mil para pessoas com deficiência.

Para o procedimento, basta a pessoa informar seus dados, anexar documentos e, em um prazo de 48 horas, o cartão digital poderá ser acessado no próprio site. Depois disso, é só imprimir e usar como o cartão anterior, colocando-o sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

– O objetivo é facilitar o acesso ao serviço, de forma moderna e a qualquer hora do dia – comentou o prefeito.

Os prazos de validade, por enquanto, seguem os mesmos, de dois anos para idosos e de cinco para pessoas com deficiência. Com o cartão, o idoso ou a pessoa com deficiência tem direito a uma hora gratuita nas vagas de área azul.

– O cartão de autorização poderá ser recolhido e o ato da autorização suspenso ou cassado, a qualquer tempo, a critério do órgão de trânsito, especialmente, se verificada irregularidade em sua utilização – alerta o secretário, sobre a importância do uso correto do documento.

Entre irregularidades estão empréstimo do cartão a terceiros; uso de cópia, efetuada por qualquer processo; porte do cartão com rasuras ou falsificado, entre outras.

– Cada vez mais, vamos aprimorando os serviços para que a população tenha mais conforto e segurança – ressaltou o secretário.

Estiveram presentes, também, ao ato, os secretários municipais da Administração, Modernização e Transparência, Mauro Bossler; e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.

 

REQUISITOS

: Ser pessoa idosa (+60) ou deficiente e residir em Gravataí.

Links para acessar os serviços: Idoso: https://bityli.com/XeKiJ e Deficiente: https://bityli.com/tqeDdj.

Documentos que devem ser anexados: CPF ou RG e comprovante de residência;

Prazo de 48 horas para a Semurb emitir o cartão; 

Imprimir e colocar no painel do veículos (assim como o cartão antigo); 

Número total de cartões para idosos e deficientes: ramal 7115 (Elaine ou Espíndola) 

Em casos de dúvidas você pode ligar para o setor de Transportes nos telefones 3600-7114 e 3600-7115, ou através do e-mail semurb.transportes@gravatai.rs.gov.br.

Endereço: Rua Ibirapuitã, 885, Bairro Castelo Branco, Gravataí/RS.

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

Dúvidas – pessoas com deficiência:

Assessoria da Pessoa com Deficiência, telefone 3600-7059 ou para o setor de Transportes nos telefones 3600-7114 e 3600-7115 ou, ainda, por meio dos e-mails semurb.transportes@gravatai.rs.gov.br e sgcom.apppd@gravatai.rs.gov.br.

Endereços: SEMURB: Rua Ibirapuitã, 885, Bairro Castelo Branco, Gravataí/RS, e APPPD: Av. Ely Corrêa, 675, 5º andar, Parque dos Anjos, Gravataí/RS.

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h.

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