rio secando

Sem barragens no Rio Gravataí por mais 4 anos; Após reunião com Leite, Zaffa alerta: ’Vai faltar água’

Prefeito Luiz Zaffalon em reunião com o governador no Palácio Piratini nesta terça-feira

Ao que parece, o sincericída Luiz Zaffalon ‘entregou os tacos’ em relação à construção de barragens para evitar que o Rio Gravataí continue secando e ameace com racionamento de água as 500 mil pessoas já mal abastecidas em meio a um verão infernal, no qual as bacias hidrográficas gaúchas já apresentam níveis de alerta, como o Seguinte: reporta desde dezembro em Rio seco: Gravataí decreta situação de emergência.

Olha o que postou o prefeito após reunião com o governador Eduardo Leite, ao lado de outros prefeitos da Grande Porto Alegre como Maurício Medeiros, de Cachoeirinha, para cobrar agilidade na construção.

– No encontro foi confirmado que o Estado já recebeu, em 2012, recursos federais, em torno de R$ 5 milhões, para fazer as obras de 13 microbarragens no Rio. Só agora, neste ano, que o EIA/Rima foi licitado, contratado e deve ser feito. Depois disso, ainda tem que se fazer os projetos e executar a obra. Ou seja, deve demorar uns 4 anos para termos tudo pronto.

O que vai acontecer, Zaffa já prevê com a experiência de ex-diretor geral da Corsan gaúcha:

– Até lá, infelizmente, deverá faltar água!

 

LEIA TAMBÉM

Dois anos de espera: Comitê da Bacia cobra 8,5 milhões em projetos contra seca no Rio Gravataí

 

É trágico o apelo feito pelo prefeito:

– Precisamos, cada vez mais, que a população seja consciente e que todos os municípios atingidos, façam a sua parte, cobrando as obras e fazendo campanhas sobre o uso racional do recurso. Alvorada depende 100% do rio, Viamão 95% e Gravataí 50%. Os outros municípios não enviaram representantes para a reunião, mas os representei. A população, a indústria e a agricultura irão sofrer enquanto ações efetivas de combate à estiagem não forem feitas pelo estado. É hora da união de todos!

Nota divulgada após a reunião com a Granpal informa que “o governador Eduardo Leite afirmou que o Executivo está comprometido com o tema e solicitou agilidade à Metroplan no processo de efetivação das microbarragens”.

 

LEIA TAMBÉM

Cinco carros de som circulam por Gravataí pedindo que população não desperdice água

 

Ao fim, e lamentavelmente, o sincericídio de Zaffa representa uma incontestável verdade. Como é ano eleitoral para o Palácio Piratini, possivelmente teremos anúncio de projetos prontos e licitação lançada. Obra feita, não.

Fato é que as barragens, para as quais há dinheiro desde 2012, foram caloteadas pelos governos Tarso Genro (PT), José Ivo Sartori (MDB) e, agora, Eduardo Leite (PSDB), o que não livra nenhum político da responsabilidade – nem Zaffa.

Muita seca ainda vai passar por dentro desse rio; e nossas torneiras.

 

Assista o que disse Zaffa à TV Seguinte:

 

LEIA TAMBÉM

Verão do racionamento e falta de água: Prefeituras pressionam Estado por minibarragens para solucionar Rio ’seco’ Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade