Conhecer a pessoa que compõe a sua equipe de trabalho é o primeiro passo para ter um time comprometido e alinhado com os objetivos da empresa.
Não estamos falando em saber o nome, cargo e informações básicas que são necessárias para o contrato de trabalho. Para termos uma equipe ou um colaborador alinhado com as necessidades da empresa também é preciso conhecer suas necessidades. E por incrível que pareça, mesmo em empresas pequenas, alguns diretores não sabem nem o nome do seu colaborador. Por este e outros motivos que as pessoas, muitas vezes, são tratadas apenas como um número para empresa, e pior ainda, como uma despesa mensal.
Se realmente a pessoa não fornece resultados para empresa, trabalha fazendo o mínimo possível, e só pelo salário no final do mês, talvez possa ser considerado somente como uma despesa, mas então, por que esta pessoa continua em sua equipe?
Não estou dizendo que devemos sair demitindo, a demissão deve ser uma das últimas alternativas. Por isso é tão importante conhecer o colaborador, para saber e entender porque não está gerando resultados.
Por vezes o colaborador que sempre entregou resultados começa a cair sua produção, seu desempenho, e ao invés de iniciarmos um acompanhamento, agimos com prejulgamos dizendo que fulano não quer mais nada com nada.
A comunicação é uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas e devemos fazer uso dela sem moderação. Mas não somente quando um problema aparece, o acompanhamento e conhecimento do seu colaborador devem iniciar na contratação.
Conhecer a pessoa que vai trabalhar com você, em sua empresa, que muitas vezes vai ser o único que terá contato direto com seu cliente é essencial, pois precisamos confiar no seu desempenho, na sua atuação, na forma que irão tratar os clientes, pois eles levam o nome e a marca da empresa. E, além disso, assim como queremos que as pessoas conheçam a empresa e os produtos que oferecemos, precisamos saber o que motiva os colaboradores em trabalhar conosco, o que a empresa oferece para mantê-los comprometidos e motivados, o que faz da nossa empresa boa para trabalhar e entregar resultados?
Lembre-se o comprometimento deve ser mútuo.