crise do coronavírus

Vereador de Gravataí desrespeita isolamento social; e faz selfie e posta!

Clebes Mendes é do partido do prefeito, que na noite de sexta prorrogou isolamento social

Um dos Grandes Lances dos Piores Momentos da pandemia em Gravataí. Enquanto durante o isolamento social comerciantes passam mal contando boletos e perdem a respiração ao pensar em pagar os funcionários dia 5, o vereador Clebes Mendes acaba de postar uma foto almoçando em um restaurante.

Não localizei no Decreto 17.815/2020, publicado pelo prefeito Marco Alba, artigo que permitisse o estabelecimento estar funcionando com comida servida na mesa – o que aconteceu, os pratos com restos de churrasco mostram, e a falta do uso de máscaras evidencia.

Até o fechamento do artigo, o secretário da Saúde Jean Torman não respondeu minha consulta sobre o desrespeito às atuais normas sanitárias.

Recebi o post de comerciantes indignados. Nos comentários no perfil do Facebook do político, nem seus eleitores perdoaram. Para piorar, Clebes é do MDB, mesmo partido do prefeito que prorrogou ou isolamento social até o dia 30, como tratei ontem em A vida em Gravataí não volta ao ’normal’ dia 1º de maio.

Clebes é fã de Jair Bolsonaro. Já recebeu uma ligação do então candidato a presidente ao saber do apelido que dei a ele, de ‘O Bolsonaro da Aldeia’, como contei em Bolsonaro ligou para o vereador Clebes. Também já critiquei o mau exemplo e o risco assumido pelo vereador ao posar para foto armado, em Clebes tem uma arma; desnecessária – e perigosa – exposição.

Mas, neste sábado, o político não apenas imitou o jeito ‘napoleão de hospício’ de seu ‘mito’, como reprisou uma ilegalidade.

É o crime funcional de funcionário público contra a administração pública tipificado como ‘prevaricação’. Conforme o Artigo 319 do Código Penal Brasileiro, consiste em “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

É passível de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Ao fim, Clebes faz o que ninguém da oposição fez, por responsabilidade – e com curtida do ex-deputado federal Jones Martins: avacalha o isolamento social decretado pelo prefeito.

Lembrou-me trecho da peça Os Órfãos de Jânio, de Millôr.

Um general: “À noite, contemplando essas maravilhas do Universo, essa obra incomparável do todo-poderoso, bilhões e bilhões de astros brilhando a distâncias de bilhões e bilhões de anos-luz, é que podemos perceber a grandeza do infinito e a humildade, a pequenez, a insignificância dos civis!”.

Parafraseando, sentem-se ‘civis’ àqueles com as portas fechadas.

 

LEIA TAMBÉM

COVID 19 rejuvenesce em Gravataí; siga perfil dos casos

Gravataí, Cachoeirinha e Viamão tem mais casos de COVID 19 que UTIs; o 11 de setembro

Marco Alba e Miki Breier decidem sobre isolamento social, diz STF; Bárbaros no portão

EXCLUSIVO | Pesquisa mostra que Gravataí aprova o ’fecha tudo’ de Marco Alba

Vítimas da COVID 19 devem ser cremadas em Gravataí; caixão fechado

Parem Gravataí que eu quero descer!; declaro-me Inimigo do Povo, amigo da vida

Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade