JEANE BORDIGNON

A Luta: o Sul também quer ver espetáculo de Amaury Lorenzo

O espetáculo é encenado apenas pelo ator, com seu corpo e sua voz. Sem cenários, um figurino neutro. Apenas a iluminação como apoio para que Amaury Lorenzo, desdobrando-se em diversos personagens, conte a história da Guerra de Canudos sob a ótica do jornalista e escritor Euclides da Cunha. O texto da peça A Luta é uma adaptação da terceira parte da obra Os Sertões, considerado o primeiro livro-reportagem brasileiro. Uma história genuinamente do nosso povo, que ganha vida no palco por meio do trabalho primoroso de Amaury (quem já assistiu, tece os maiores elogios).

O ator mineiro ficou conhecido do grande público no ano passado, com o personagem Ramiro da novela Terra e Paixão. Assim, o Brasil inteiro ficou sabendo de sua longa trajetória no teatro e do espetáculo que ele já vinha apresentando. Após algumas temporadas no capital do Rio de Janeiro, e apresentações avulsas em outras cidades, Amaury começa a circular pelo país com a peça. Em março e abril, já foram divulgadas várias datas no Nordeste e no Sudeste.

E o Sul? O artista revelou em suas redes sociais que as negociações estão difíceis, porque A Luta é uma peça de temática fortemente política. Mas quem está no meio da arte e da cultura sabe também que a parte financeira é um dos maiores obstáculos para os espetáculos viajarem para cá. O fato é que não temos nenhuma previsão de receber Amaury Lorenzo por aqui.

Inconformados, os fãs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão se reunindo num grupo de whatsapp e se mobilizando para que a peça ganhe os palcos da região Sul. Além de contatos com produtores e teatros, o grupo criou um formulário para fazer um levantamento do público interessado em assistir a peça. Vamos mostrar a força do público gaúcho? Preencham aqui https://forms.gle/PyXcZi4hs7zgQxRX8 e divulguem para os amigos!

Sigam também no Instagram: @aluta.nosul . Esse perfil foi criado inicialmente para pedir a peça em Porto Alegre, mas foi expandido para toda a região Sul.

E pra quem ainda não conhece A Luta e o trabalho do Amaury Lorenzo… Não percam tempo. O talento é tanto que ele fez o capataz Ramiro passar de coadjuvante, mero jagunço do vilão, para um dos protagonistas morais na novela Terra e Paixão. O romance de Ramiro com o garçom/cantor Kelvin ganhou até o público mais conservador, que torceu pelo final feliz deles como se fossem os verdadeiros “mocinhos” do folhetim global. Mérito dos autores e diretores envolvidos, mas principalmente do talento, sensibilidade e dedicação de Amaury e do parceiro de cena Diego Martins. Dois artistas de primeira grandeza.

Mas antes de Ramiro, que mudou a vida do ator, Amaury já vinha apresentando o espetáculo A Luta.  Além de atuar sozinho no palco, Lorenzo também assina a direção de movimento (com Johayne Hildefonso), a pesquisa sonora e preparação vocal, e a direção de produção (com Rose Abdallah e Sandro Rabello). Um artista múltiplo, que iniciou sua trajetória aos 8 anos no balé clássico, passou por outros estilos de dança, mas tem no teatro sua grande paixão e vocação. São 25 anos dedicados ao ofício de interpretar, e pelo menos 15 formando outros atores como professor e diretor.

Sucesso de crítica e público por onde passa, o espetáculo A Luta tem direção de Rose Abdallah e o texto adaptado por Ivan Jaf, indicado ao prêmio Jabuti. Amaury Lorenzo também vem colecionando indicações pelo trabalho: seu nome figurou na categoria Melhor Ator dos prêmios Cesgranrio, Fita e Cenym. Neste último, também teve indicação a Melhor Preparação Corporal / Direção de Movimento e Melhor Texto Adaptado (para Ivan Jaf). E o iluminador Ricardo Meteoro foi indicado em Melhor Iluminação no Prêmio Fita.

Além de uma atuação que arrebata quem assiste e encanta até mesmo em curtos trechos vistos nas redes sociais, A Luta é uma produção importante para o nosso povo. “É um espetáculo que faz a gente recuperar um pouco do nosso orgulho de nossa identidade enquanto brasileiro, que ficou um pouco perdida nos anos anteriores. A gente está precisando desse resgate”, Lorenzo ressaltou em entrevista à revista Caras.

Ficou curioso?  Siga @a.luta.espetaculo no Instagram e responda o formulário também. Espero logo trazer boas notícias, com as datas em que veremos esse espetáculo diante dos nossos olhos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade