O ambiente de negócios de Canoas segue em expansão e recuperação no pós-enchente. Dados da Junta Comercial apontam que o município registrou a abertura de 4.695 empresas no primeiro quadrimestre de 2026, crescimento de 3,56% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na prática, foram 167 novos empreendimentos a mais do que os 4.528 registrados entre janeiro e abril de 2025.
Os números reforçam uma tendência de crescimento que já havia levado Canoas a atingir um marco histórico no ano passado: 12.303 empresas abertas ao longo de 2025, o maior número desde o início da série histórica, em 2011.
Segundo a prefeitura, parte desse avanço é atribuída às medidas de desburocratização implantadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), principalmente por meio do Escritório do Empreendedor.
O espaço concentra serviços ligados a licenciamentos e abertura de empresas, reunindo diferentes setores da administração municipal para acelerar processos e reduzir etapas burocráticas.
Entre as mudanças implementadas estão a revisão de legislações, modernização de sistemas, integração completa à RedeSim e a dispensa de alvará para atividades classificadas como de baixo risco.
A estrutura também oferece orientação para empreendedores sobre alvarás, licenciamentos, acesso a crédito, consultorias, capacitações, networking e participação em editais públicos.
Outro diferencial apontado pelo município é a presença de um Escritório Regional da Junta Comercial dentro da estrutura, o que reduz o tempo de tramitação de documentos e amplia a agilidade dos processos.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que os resultados refletem uma estratégia voltada à atração de investimentos e fortalecimento do empreendedorismo local.
“Canoas vem investindo na simplificação dos processos e na criação de um ambiente cada vez mais ágil e acolhedor para quem deseja empreender. Esse crescimento demonstra a confiança dos empresários no potencial econômico da cidade”, disse.






