FUNCIONALISMO

APP Servidor RS ganha nova interface

O APP Servidor RS, canal tecnológico de relacionamento com servidores e pensionistas do Estado, ganhou interface nova. As evoluções foram norteadas pelos conceitos de agilidade, simplicidade e confiança e beneficiarão mais de 55 mil pessoas que utilizam a ferramenta.

Os avanços são resultado de um processo de escuta e colaboração dos usuários, que participaram por meio de pesquisas e também de um série de oficinas de UX (User Experience ou Experiência do Usuário) para diagnosticar problemas e propor alternativas. As soluções desenhadas pela Procergs para atender às demandas elencadas foram validadas pelos servidores que integraram a jornada de cocriação antes de chegar ao público geral.

As novidades têm a ver com fluidez no uso do aplicativo, pontuam os gerentes do projeto, Milton Cesar da Costa e Karina Barrionuevo, ambos servidores da Secretaria da Fazenda. Segundo eles, os servidores pediram por informações e serviços ágeis, seguros e, sobretudo, simples. Com base nessas diretrizes, buscou-se simplificar a linguagem e tornar a navegabilidade mais intuitiva e direcionada, melhorias que se tornaram possíveis devido aos avanços operacionais da ferramenta, explicam. Os servidores pediram, por exemplo, por uma maior facilidade na troca de vínculo, além de terem sido relatadas dificuldades de login e no entendimento das mensagens das funcionalidades.

Desde que foi lançado, em 2020, envolvendo diversas secretarias, o canal vem sendo aprimorado em vários aspectos, desde melhoria de interface para chegar às informações e aos serviços, até facilidades de operação e qualificação do atendimento e suporte, bem como com novas funcionalidades e conveniências, ajustando serviços e atendimento para o perfil de cada usuário. Atualmente, o aplicativo já oferta 12 funcionalidades a servidores ativos, inativos ou pensionistas, computando mais 2,8 milhões de interações.

A subsecretária adjunta do Tesouro do Estado, Juliana Debaquer, que coordena a iniciativa, pontua que um dos principais desafios na implementação desse serviço digital foi a amplitude e a heterogeneidade do público-alvo, composto por mais de 350 mil pessoas, de mais de mil cargos, com dez regimes jurídicos e três regimes previdenciários diferentes.

– Mesmo com toda essa complexidade, vamos buscar que um dia a ferramenta abarque todo o ecossistema RHE (Recursos Humanos do Estado) – afirmou a gestora, destacando que já existem novas funcionalidades priorizadas para próxima etapa evolutiva do APP, como autorização de consignações facultativas (com biometria facial), consulta de frequência e solicitação e consulta de licenças.

Para assegurar que o aplicativo atenda às necessidades de todo o funcionalismo gaúcho, o Tesouro do Estado vem envolvendo diversos órgãos públicos gaúchos na concepção e desenvolvimento da tecnologia. O projeto faz parte da carteira de projetos do Profisco II, um programa de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


As soluções e novidades


• Contracheques: com possibilidade de download, compartilhamento e linguagem mais simples

• Solicitação de férias: cores indicam quando os usuários precisam agir (laranja), aguardar (roxo) e usufruir de direito (verde) e também o encerramento (cinza)

• Recadastramento de inativos e pensionistas: instrução por voz e tutorial ilustrado guiam os usuários para facilitar o recadastramento via reconhecimento facial

• Acesso pelo gov.br mais didático: é uma tarefa que conduz os usuários a outra aplicação (gov.br) e, portanto, para muitos, pode ser complexa e confusa. Por isso, foram incluídas instruções e orientações

• Vínculo: escolha do vínculo de trabalho, caso a pessoa tenha mais de um, em qualquer tela do aplicativo

 Fale Conosco: integração com a Central de Manifestações da Procergs, direcionando o atendimento conforme o perfil de cada usuário (servidor ativo, inativo, pensionistas e público geral)

◘◘◘O APP Servidor RS pode ser baixado a partir da Apple Store e Google Play e acessado também no ambiente WEB ◘◘◘


Facilidades que já estão disponíveis


• Contracheque: consulta ao contracheque atual e aos anteriores

• Comprovante de rendimentos: consulta ao comprovante de rendimentos atual e dos últimos cinco anos

• Consignações: disponibiliza informações sobre as consignações vigentes no contracheque dos servidores, especificando espécie e consignatária

• Bloqueio e desbloqueio de consignações: possibilita o bloqueio ou desbloqueio de algumas modalidades de consignação

• Férias: permite o agendamento/reagendamento de férias, consulta ao saldo de períodos aquisitivos e promove alertas sobre a data limite de agendamento

• Histórico funcional: consulta à vida funcional dos servidores, como publicações no Diário Oficial e atributos funcionais

• Indenização de férias e licença-prêmio: acompanhamento do processo de indenização

• Recadastramento de inativos: no Rio Grande do Sul, os inativos devem se recadastrar anualmente para que os seus proventos continuem sendo pagos pelo Estado. O recadastramento era feito de forma presencial, agora é possível realizar o recadastramento pelo APP através da tecnologia de biometria facial

• Recadastramento de pensionistas: da mesma forma que os inativos, os pensionistas devem se recadastrar anualmente para que os seus proventos continuem sendo pagos. O recadastramento era feito de forma presencial, agora é possível realizar o recadastramento pelo APP através da tecnologia de biometria facial

• Consulta RPV: disponibiliza dados referentes ao pagamento de RPVs (precatórios de pequeno valor) a todos que aguardam por esse tipo de crédito

• Calendário de pagamento: foi muito útil nos meses em que houve necessidade de parcelamento da folha de pagamentos em função da crise financeira, divulgando mensalmente o calendário de pagamentos por faixa salarial

• Fale conosco: canal de comunicação em que os servidores podem enviar dúvidas, sugestões ou reclamações para a central de atendimento junto ao Estado. É possível inclusive anexar arquivos

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