crise do coronavírus

Até às 19h desta terça nada muda no comércio de Gravataí, mas em Cachoeirinha bandeira vermelha já está valendo; ônibus já tem que operar só com passageiros sentados

Prefeito Marco Alba e secretário da Mobilidade Adão Castro, na live da noite desta segunda

O prefeito Marco Alba anunciou em live que Gravataí vai permanecer até às 19h desta terça na bandeira laranja, de risco médio, para poder adequar um decreto municipal à bandeira vermelha, de alto risco, no Distanciamento Controlado do Governo do RS. Em Cachoeirinha, Miki Breier teve negado o recurso à troca de bandeira e já anunciou o retorno às regras de março nas atividades econômicas.

– A demora do Estado em definir novos protocolos nos impede de publicar um decreto definitivo – explicou o prefeito, que fez um alerta sobre um lockdown:

– Infelizmente estamos mais perto da bandeira preta do que da laranja – alertou, apelando mais uma vez pela colaboração da comunidade.

Se Cachoeirinha fez uma adequação automática ao protocolo da bandeira vermelha no modelo do Governo do RS, em Gravataí só foram anunciadas regras para as indústrias, com a GM e a Pirelli, com 75% dos funcionários; e também para o transporte coletivo municipal, os ‘branquinhos’, com a lotação de passageiros sentados.

– Se o passageiro não quiser sentar, a conta é a mesma – explicou o secretário de Mobilidade Urbano, Adão Castro, observando que ônibus intermunicipais, como para Porto Alegre, Canoas, Alvorada e Viamão, tem a fiscalização sob responsabilidade da Metroplan, ligada ao governo estadual.

Ao fim, chamo o Distanciamento Controlado do Governo do RS de um ‘experimento um tanto descontrolado’, primeiro é porque abrimos as atividades econômicas quando a curva de contágio crescia, depois porque se propôs um ‘modelo sueco’ de responsabilidade individual que não deu certo nem no país de origem e, por fim, porque o governador Eduardo Leite faz sua live, a RBS divulga e os prefeitos ficam no vácuo, tendo que produzir decretos em minutos, como Cachoeirinha, ou dar balão para o dia seguinte, como Gravataí.

Fato é que, pelas próximas duas semanas Gravataí e Cachoerinha estarão sob a bandeira vermelha, como já tratei em artigos como Com o dobro de mortes e curva ascendente, região Gravataí-Cachoeirinha está em bandeira vermelha; saiba como ficam comérciosMiki joga para torcida ao recorrer, Marco Alba reconhece ’doença’ na saúde; comerciantes, saibam como operar na bandeira vermelha!.

Comerciante, clique aqui e procure as regras para a bandeira vermelha para já ir preparando seu negócio para as novas regras.

Para assistir a live de Marco Alba clique aqui, e para acessar a live de Miki Breier clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM

Prefeituráveis de Gravataí, segurem seus ’carluxos’, não politizem o vírus; culpem Deus!

Emergência do Becker e hospital de campanha estão lotados; superintendente da Santa Casa faz radiografia

Com o dobro de mortes e curva ascendente, região Gravataí-Cachoeirinha está em bandeira vermelha; saiba como ficam comércios

Miki joga para torcida ao recorrer, Marco Alba reconhece ’doença’ na saúde; comerciantes, saibam como operar na bandeira vermelha!

Hospital de campanha não é lugar de celular; O Urinol de Maiakóvski

Como funciona o hospital de campanha de Gravataí; assista

Miki joga para torcida ao recorrer, Marco Alba reconhece ’doença’ na saúde; comerciantes, saibam como operar na bandeira vermelha!

Cachoeirinha tem segunda vítima; mortes pela COVID 19 se espalham pelo ’eixo da 118’

A COVID 19 está espalhada por Gravataí; siga o ranking dos bairros infectados

Gravataí ultrapassa 200 casos da COVID 19 e média diária salta de 1,9 para 7,7 em junho; potencialmente são 23 mil infectados

Cachoeirinha ultrapassa 200 casos; incidência é maior que ’epicentro’ Porto Alegre e regiões de bandeira vermelha

Marco Alba pede ajuda à comunidade para não ter que fechar comércios; contágio cresceu 90 por cento em 2 semanas.

’Gripezinha’, ’carreatas da morte’, Páscoa, reabertura e Dia das Mães; a progressão da COVID 19 em Gravataí e Cachoeirinha

Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense

Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade