SAÚDE

Avança obra da nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker, em Gravataí

A obra da nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB) registra importante avanço. A fase final de montagem da estrutura de concreto pré-moldada, iniciada em dezembro, foi concluída nos últimos dias. Desta forma, quem passa pelas imediações da Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, no Centro, consegue observar as mudanças que ampliarão a área física e permitirão à Casa de Saúde triplicar a oferta de leitos pelo Sistema Único de Saúde.

– Já temos uma UTI duplicada e, em breve, teremos uma emergência triplicada. Termos uma estrutura hospitalar como essa que está sendo erguida é motivo de orgulho para Gravataí – destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

A nova estrutura irá passar dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e de nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.

Após a finalização de montagem da estrutura, a obra entra na fase de execução da cobertura, composta pelo telhado e platibanda, bem como possibilita que sejam feitas as devidas impermeabilizações. De acordo com o hospital, a tendência é de que a Nova Emergência SUS já possa ser utilizada na segunda metade deste ano, permitindo maior conforto e qualidade assistenciais aos pacientes.

– Com o crescimento da população, a busca pelos serviços da atual emergência já supera, e muito, a capacidade de atendimento. Sendo assim, já implementamos um sistema de gestão assistencial aos pacientes na atual emergência, permitindo que eles sejam atendidos de forma mais rápida e permaneçam menos tempo naquele local – completa o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

No último dezembro, o governo do Estado anunciou o repasse de R$ 4,2 milhões para auxiliar no custeio das obras em andamento, mesmo valor repassado pelo município para o serviço. Os recursos da prefeitura estão dentro do Programa Amplia Hospital, que prioriza a expansão da atenção hospitalar e busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, por meio da união de esforços e em tempo reduzido, tendo em vista o melhor atendimento em saúde à população.

– Uma nova e moderna emergência SUS está a caminho, mudando completamente a ambiência estrutural do serviço – finaliza o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. 

– Não temos medido esforços para qualificar os serviços de saúde, desde a Atenção Básica, porta de entrada aos serviços de saúde, até os serviços de urgência e emergência – disse, concluindo que “sinda em 2021, também com auxílio do governo municipal, o HDJB teve seu número de leitos de UTI duplicado, passando de dez para 20 unidades”.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tua avó está presa

Prezada Ana Cristina. Vou iniciar essa carta dizendo o que deve ser dito. Tua avó Delfina Maria não está viajando para a Chapada Diamantina, como te informaram, até porque, se

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade