A Secretaria Municipal de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, criou a Escola de Gestão Pública Municipal de Cachoeirinha. O objetivo da Escola é desenvolver e implementar as políticas de educação corporativa para os servidores públicos municipais, bem como prestar assessoria técnica no âmbito da administração direta e indireta nas atividades de capacitações voltadas à população e vinculadas às políticas públicas.
A Escola será instalada onde atualmente é o SESMT, que por sua vez, se mudará para uma nova sede, com endereço que será divulgado posteriormente.
Conforme a titular da pasta, Aline Mello, as atividades serão de formação e capacitação profissional, de educação continuada e de educação para a qualidade de vida, para servidores públicos municipais do Executivo.
– A educação para a qualidade de vida compreende a educação motivacional para os servidores, dividida entre Programas de Aconselhamento na Área de Saúde e Programas de Condições de Trabalho – detalha a secretária.
Já no âmbito de educação corporativa entende-se como o processo permanente de ensino-aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências individuais e coletivas, sejam elas institucionais, funcionais ou gerenciais. Isso inclui formações, treinamentos, capacitações, atualizações, eventos, Educação a Distância (EAD), entre outros.
Poderão participar das atividades de formação e capacitação profissional, de educação continuada e de educação para a qualidade de vida os servidores detentores de cargos de provimento efetivo e em comissão; regidos pela CLT; admitidos temporariamente na forma da Lei; cedidos de outra esfera ou ente governamental para o município; e membros da comunidade, organizada ou não, envolvidos em projetos da Administração Municipal, mediante programas e atividades de formação, qualificação e aperfeiçoamento em consonância com as diretrizes do governo municipal.