Cachoeirinha, assim como Gravataí e Glorinha, pode ter decreto que, além de campanhas de conscientização, multa usuários pelo desperdício de água. O Seguinte: detalhou o decreto em ‘Vai faltar água’, alerta Zaffa: decreto do prefeito prevê multas por desperdício; Bill Murray vive em Gravataí.
O vice-prefeito, Delegado João Paulo Martins e os secretários de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos, e de Segurança, Marco Barbosa, reuniram representantes do Conselho do Meio Ambiente, do Comitê das Bacias Hidrográficas, da Corsan e dos setores de Fiscalização do município, para discutir a legislação.
– Mais do que aplicar multas, queremos que as pessoas entendam que é preciso racionalizar o uso da água, pois estamos em situação crítica devido a estiagem. O Rio Gravataí nunca esteve em um nível tão baixo – alertou a secretária.
O secretário de Segurança lembrou que a Defesa Civil, agora subordinada à sua pasta, está fazendo o trabalho de distribuição de água através de caminhão-pipa e quer auxiliar no propósito de mostrar à população que é preciso economizar.
Outra proposta encaminhada pela reunião é a criação de campanhas educativas sobre consumo consciente de água, não apenas em períodos de estiagem, mas ao longo do ano, envolvendo também as escolas.
– Conscientizando as crianças, chegamos aos adultos, nas famílias – apontou o secretário.
A gerente da Unidade Cachoeirinha da Corsan, Eliane Pacheco, falou sobre a dificuldade cada vez maior no abastecimento de Cachoeirinha.
– A cidade está crescendo, mas o nosso cobertor curto está cada vez mais curto. A capacidade de abastecimento não mudou – alertou.
LEIA TAMBÉM
Gravataí já aplica legislação que pode multar por desperdício de água