EDUCAÇÃO

Semáforo do Toque: projeto orienta crianças sobre abuso sexual em Cachoeirinha

Apesar do encerramento do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a ação educativa “Semáforo do Toque” mantém suas atividades nas escolas municipais de Cachoeirinha.

Idealizado pelo gabinete da primeira-dama Fabi Medeiros, o projeto é realizado em parceria com secretarias municipais e executado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da Inclutec.

A iniciativa emprega uma abordagem lúdica, utilizando a analogia das cores do semáforo para ensinar alunos da rede municipal sobre consentimento e autoproteção:

1.Verde: Áreas do corpo onde o toque é permitido (como mãos e ombros).

2.Amarelo: Áreas que exigem atenção e permissão.

3.Vermelho: Áreas íntimas, onde nenhuma pessoa deve tocar.

Nesta terça-feira (1º), as atividades ocorreram na EMEB Granja (rua Dr. Mário da Costa Pereira, 2970, Granja Esperança), durante a manhã, e na EMEB Tiradentes (avenida Amazonas, 50, Anair), no período da tarde.

A primeira-dama Fabi Medeiros destacou a importância do engajamento das escolas: “Quero agradecer os diretores, coordenadores, professores, por terem acolhido o projeto nas suas salas de aulas. Por terem motivado os alunos a participarem de uma forma muito leve, tratando de um assunto tão importante, porque entendemos que uma criança orientada poderá se sentir mais segura em relatar uma violência e até mesmo evitar uma violência”.

Sob a coordenação da assessora Zulmira Vieira e da psicóloga da Inclutec, Thaís Almeida, as apresentações são dirigidas a estudantes do 1º ao 3º ano. Zulmira observa a receptividade das crianças: “Quando eles entram na sala, veem o ambiente lá na frente preparado, com os banners e os personagens, já ficam assim com os olhos brilhando, participam e interagem”.

O tema sensível é abordado com cuidado para evitar gatilhos, visando empoderar os alunos: “A partir do momento em que os alunos conhecem o projeto, eles se tornam guardiões do corpo deles”, completou a assessora.

Em junho, o projeto passou por escolas como a EMEB Granja e a EMEB Costa e Silva.

Serviço

A agenda de julho inclui:

Confira a programação de julho:

Dia 1º – EMEB Granja – manhã e EMEB Tiradentes – tarde

Dia 8 – EMEB José Victor – manhã e tarde

Dia 10 – EMEB Vista Alegre – tarde

Dia 17 – EMEB Vista Alegre – tarde

Dia 18 – EMEB Vista Alegre – manhã

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade