Trabalhadores residentes em Gravataí que tiveram suas casas atingidas pelo ciclone extratropical em junho poderão solicitar, a partir desta quarta-feira, 19, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade conhecida por calamidade.
A liberação emergencial foi autorizada em decorrência do fenômeno climático que causou estragos em centenas de residências.
As regiões mais impactadas foram Morungava, Caveir, Costa do Ipiranga, Itatiaia, Parque dos Anjos e Vila Rica.
Quem tem direito ao saque
Os moradores das áreas afetadas, de acordo com endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 21 de setembro.
Lembrando que é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
O valor máximo para retirada por trabalhador é de R$ 6.220,00.
Como solicitar
A solicitação é realizada rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Em caso de negativa pela Caixa, mesmo tendo o trabalhador comprovado residir em uma das áreas atingidas pelo ciclone em Gravataí, a Prefeitura disponibilizará informações via Centro de Referência de Assistência Social (confira a lista de endereços neste link ou ao final deste texto).
Ao procurar o CRAS, o morador de Gravataí deve apresentar CPF e o comprovante de endereço em seu nome ou de cônjuge (confira relação abaixo), os mesmos documentos encaminhados à Caixa. Após, estas informações serão conferidas pela Defesa Civil do Município e, tendo o trabalhador direto comprovado ao saque, informadas ao banco. Lembrando que o retorno sobre a liberação do saque calamidade será dado pela Caixa, via aplicativo.
Saque 100% digital – App FGTS
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Após realizar o download do app e inserir as informações de cadastro, o solicitante deve acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” e selecionar GRAVATAÍ no campo ‘cidade’.
Após, é necessário selecionar a opção para creditar o valor em conta, informar o banco e enviar a solicitação.
Documentos necessários
Foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Como documento de Identidade, também são aceitos carteira de habilitação e passaporte; já o comprovante de residência, sempre em nome do trabalhador, pode ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, desde que emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
No caso de o comprovante de residência estar em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
Onde tirar dúvidas
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou fazer contato com pelo ‘’Fale Conosco’’ – 0800 726 0207.
CONFIRA LOCALIZAÇÕES E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA
: CENTRAL CADASTRO ÚNICO – Avenida Ely Corrêa, 675 – Parque dos Anjos
Atendimento exclusivo presencial, das 9 às 17h
WhatsApp: (51) 99399-9591
: CRAS ANNITA LUZIA BRAUN – Rua Fernandes C. Rosa, 30 – Girassol
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às sextas-feiras, a partir das 9h
Telefone: (51) 3600-7730
: CRAS BARNABÉ – Rua Escobar, 113 – Parque dos Eucaliptos
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às sextas-feiras, a partir das 8h30min
Telefones: (51) 3600-7726 / 7727
: CRAS CENTRO – Rua Antônio Francisco Fonseca, 122 – ao lado da APAE
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às segundas-feiras, a partir das 9h
Telefone: (51) 3600-7888
: CRAS MANOEL BARBOSA – Rua Forquetinha, 10 – Breno Garcia
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às segundas-feiras, a partir das 9h e quartas-feiras, presencialmente, a partir das 8h30min
Telefone: (51) 3600-7717
: CRAS SÃO JUDAS TADEU – Rua Félix Rodrigues, 155 – São Judas Tadeu
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às sextas-feiras, das 14 às 16h
Telefone: (51) 3600-7725
Importante:
Nas quintas-feiras, todos os CRAS e a Central do Cadastro Único estão fechadas para expediente interno.
Para outras informações, entre em contato com a Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social de Gravataí pelo telefone (51) 3600 -7131.