A gestão de Alison Silva (MDB) como presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí recebeu o Selo Prata em transparência pública na segunda edição do Radar da Transparência 2023.
A pesquisa faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, organizada pela ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) em parceria com os Tribunais de Contas de todo o Brasil.
O selo adquirido pela Câmara representa um índice de transparência de 79,92%. Ao todo, foram premiados com certificações virtuais 98 jurisdicionados gaúchos, dos quais 6 atingiram o nível diamante, 40 o nível ouro, e 52 o nível prata.
Para adquirirem os selos, os municípios devem cumprir uma série de critérios estabelecidos pela ATRICON, que incluem a disponibilização de informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos, entre outros.
O propósito do levantamento da ATRICON é fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais. De acordo com a pesquisa, dos 8.016 portais avaliados, apenas 367 obtiveram classificação diamante. Além disso, em esferas municipais, o índice médio de transparência obteve 67,07%.
A Câmara Municipal de Gravataí possui, dentre seus objetivos, atingir a excelência na transparência pública dos atos e ações que desenvolve, sempre compreendendo que ser transparente no serviço público é fundamental para o exercício da cidadania e fortalecimento da democracia.
Os resultados da última edição do Radar da Transparência podem ser acessados clicando aqui.
Saiba mais sobre o Programa Nacional de Transparência, assistindo o vídeo da ATRICON.