A escola de samba Acadêmicos de Gravataí fez um grande desfile no sábado e está na briga pelo título do principal grupo do Carnaval de Porto Alegre.
O relógio da avenida marcava 22h10 quando a sirene da Passarela Carlos Alberto Barcelos Roxo soou e a agremiação entrou no sambódramo apresentando o enredo "Kambô: vem da floresta, o ritual de cura da humanidade".
A escola começou o seu desfile no Grupo Ouro, Antigo Grupo Especial, apresentando três carros alegóricos e cerca de 1.200 componentes, distribuídos em 16 alas.
Ao longo de todo o trajeto, os integrantes demonstraram alegria e cantaram com muita vontade o samba da Onça Negra.
Além da força da comunidade, outros três pontos altos do desfile foram: o intérprete Igor Vianna, que dividiu o microfone principal com Paulinho Lima – o cantor carioca, em 2022, foi considerado o melhor da categoria e campeão pelo Império Serrano, escola de samba do Grupo A do Rio de Janeiro -, além dos atores Márcio de Oliveira, que representou a luta contra o preconceito racial, pelo Salgueiro, na Sapucaí, e Demerson d’Alvaro, que interpretou “Exu” dentro da proposta de enredo da Grande Rio, campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca deste ano.
Os artistas arrancaram muitos aplausos das arquibancadas e dos camarotes na passarela do desfile.
Há 15 anos na elite do Carnaval, a tricolor gravataiense foi fundada em 26 de fevereiro de 1961, suas cores são o vermelho, o preto e o branco. Representando a garra da escola, foi escolhida como símbolo a onça negra.
A agremiação foi campeã em 1999 no Grupo A, desfilou no Grupo Especial nos anos de 2000 e 2001, quando novamente voltou à categoria inferior, permanecendo até 2006. Já no ano de 2007, retornou ao grupo principal do Carnaval, no qual permanece até hoje. Sua melhor colocação foi no ano de 2016, como vice-campeã.
A Prefeitura apoiou a escola neste ano. O vice-prefeito Dr. Levi Melo, acompanhado pela esposa, Jucelei Vizioli, esteve presente no Porto Seco para levar o abraço do governo municipal aos integrantes da escola.
Segundo Dr. Levi, que estava entusiasmado com a passagem da escola no sambódromo, a Onça Negra apresentou um grande espetáculo neste Carnaval. Ele parabenizou a agremiação e disse que, independente do resultado, a tricolor já pode considerar-se vitoriosa.
– Como gestor de um município que é parceiro da Acadêmicos, me sinto emocionado ao assistir o excelente desfile no Porto Seco – saudou.
A apuração do resultado do Carnaval de Porto Alegre ocorre nesta terça-feira, a partir das 15h, no Porto Seco.