Cidade deve chegar hoje – ou amanhã – a metade da população vacina, mas é preciso que público compareça
Nesta quarta-feira, 21, Canoas pode bater a marca simbólica de 50% do público-alvo da vacinação contra a Covid-19 com pelo menos uma dose aplicada no braço. Pode. Porque a procura nos postos ainda está abaixo do esperado.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Em audiência no MP, Transcal e Metroplan ganham prazo para regularizar linhas de integração
CANOAS | Boqueirão vai ganhar 3km de asfalto novo
A medida que a idade do público chamado cai, aumenta o número de pessoas aptas a receber o imunizante. Contraditoriamente, a procura é menor. E isso tem explicações mais ou menos óbvias: essa parcela da população é economicamente ativa, ou seja, está no trabalho durante o dia. Outros, como professores e indutriários, por exemplo, já foram vacinados em momentos anteriores.
As empresas tem sido compreensivas com as ausências de seus funcionários que precisam tomar a vacina, mas é importante que a gente incentive amigos e familiares a procurarem as unidades de saúde do município quando a idade certa for chamada. De acordo com a Prefeitura, amanhã, 22, os postos devem abrir a vacinação para o público de 36 anos. Hoje, recebem os 37+.
Em Porto Alegre, por exemplo, esse públlico é o que mais registrou ausências na vacinação. De acordo com a Secretaria da Saúde da Capital, 3 em cada 10 portoalegrenses com mais de 35 anos não foi se vacinar. Os números de Canoas ainda não foram fechados e, mesmo que a gente leve em consideração os que trabalham e os que já entraram na campanha em outras ocasiões, seria uma grande lástima coletiva se os mais jovens deixassem de aderir à vacinação.
A Covid-19 segue por aí, suas variantes ainda preocupam. Se conhece alguém em idade vacinal, insista: tá na hora do 'agora só falta você'.