BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Nedy cria comitê para reorganizar serviços dos hospitais: ‘custo-Saúde’ exige gestão e responsabilidade

Comitê para discutir questões relacionadas à organização dos hospitais foi criado na manhã desta quinta-feira, 1º. Foto: Thales Silva/ECom PMC

Prefeito pediu diagnóstico que reveja fluxos entre os hospitais, as pactuações com o Estado para referência em serviços e a projeção de ampliação de exames, cirurgias e consultas

Com o objetivo de reestruturar fluxos inter-hospitais, otimizando as estruturas de saúde, foi criado o Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares do Município. A Comissão foi instituída pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, ao lado do secretário de Saúde, Jurandir Maciel e das direções das três instituições da cidade: Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário de Canoas (HU), anfitrião do encontro realizado nesta quinta-feira, 1º.

“O nosso governo é pautado pela legalidade e diálogo. E a saúde é o nosso maior compromisso para cuidar dos canoenses, com organização e resolutividade”, salientou o prefeito. O secretário de Saúde adiantou que, nos primeiros dias, o grupo vai se reunir frequentemente. “Em 15 dias, o Comitê deve elaborar um diagnóstico baseado em três pontos: Reestruturação dos Serviços e Fluxos dos Hospitais; Reavaliação das Referências Pactuadas com o Governo do Estado e a Projeção da Ampliação do Volume de Cirurgias, Exames e Consultas”, explicou Jurandir Maciel.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Reviravolta: Marcos Daniel apresenta à Estadual plano para candidatura própria e ‘PP Grande’ na eleição

CANOAS | O ‘Plano Nedy’ para multiplicar por 8 as consultas especializadas pelo SUS: sai a telemedicina, entram os credenciados

Durante o encontro de criação, a direção do HU apresentou um levantamento com os indicadores de produção da primeira quinzena de janeiro. “Somos referência para 153 municípios do Estado. A nossa maternidade, por exemplo, é a segunda maior do Rio Grande do Sul”, destacou o diretor-geral do HU, Paulo Nader. De 1º a 15 de janeiro, o Hospital Universitário de Canoas registrou 104 partos. Ele ainda completa: “o HU está fazendo um novo levantamento dos valores recebidos e do seu custo para corrigir deformidades no orçamento e buscar novas fontes de renda, como convênios e atividades de ensino”.

A nova direção do HU, empossada pelo prefeito Nedy no início de janeiro, assumiu o hospital com uma dívida de mais de 40 milhões, deixada pela gestão anterior, um desafio para a reorganização dos trabalhos neste ano.

A próxima reunião do Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares do Município está marcada para a próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, no Hospital Universitário. 

Texto e informações: ECom/PMC

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade