Depois de uma terça-feira tensa em que a assunção do vice chegou a ficar ameaçada de novo adiamento, livro de atos de posse foi disponibilizado e assinado por Nedy
Nesta quarta, 20, começa oficialmente a nova Era Nedy de Vargas Marques no governo municipal.
O vice-prefeito, que ainda se recupera de uma cirurgia de ponte de safena, deixou o hospital na segunda-feira, 18, e tinha planos de se apresentar para assumir o comando da cidade às 11h desta terça, 19. A ausência do prefeito interino, Cris Moraes, foi usada para justificar a negativa de transmissão do cargo: o presidente da Câmara, que respondia como chefe do Executivo, estava em viagem oficial a Brasília, de onde retorna nesta quarta.
LEIA MAIS
Nedy nem chegou a ir ao paço pela manhã: seus advogados entenderam que era preciso cumprir a interpretação dada pela juíza Adriana Morozini para assumir o cargo de prefeito passando por uma sessão especial na Câmara de Vereadores – o que foi marcado para 21h e, depois, antecipada em 30 minutos por conta do término da sessão ordinária.
Nedy chegou ao parlamento acompanhado da esposa Sádia Siqueira, do filho Cássio e a filha Mariana, ao som de gritos de comemoração de aliados e apoiadores. Conversou animadamente com vereadores na antessala do plenário e às 21h22, foi chamado pelo presidente interino da Câmara, Gilson Oliveira, para a mesa diretora dos trabalhos. Gilson explicou que a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa não são claros sobre os ritos de passagem do cargo em casos como o que está acontecendo em Canoas, com o afastamento judicial do titular, Jairo Jorge, o vice hospitalizado tendo alta durante uma viagem do interino – que no caso, é o presidente da Câmara titular. “Há 30 anos, quando foram feitas essas leis, não se podia imaginar que chegaríamos agora a uma situação como essa”, alertou Gilson.
Em seguida, deu a palavra a Nedy e registrou uma ata de sessão especial de posse, assinada por ele, o vice, e os vereadores presentes.
As ‘fortes emoções’ de quem não pode se emocionar
A presença de Nedy, 75 dias após uma cirurgia de ponte de safena e a recuperação de uma infecção por estafilococo surpreende. Está magro, visivelmente mais cansado, mas não perdeu o ‘tino afiado’ para a tribuna que o consagrou seis vezes presidente da Câmara em seis legislaturas diferentes.
Abriu o discurso se dizendo emocionado e feliz, agradeceu a família pelo cuidado que estão tendo com ele – a filha Mariana, inclusive, é a ‘delegada’ que orienta as pessoas a não abraçar o pai, que não pode fazer esforço sobre os ossos do peito.
“Voltei para acabar com a corrupção na nossa cidade. Será um governo de legalidade e honestidade como Canoas precisa e merece”, bradou da tribuna, ovacionado por um plenário que se encheu rapidamente de apoiadores. “Entendo que, neste momento, muitos de vocês possam sentir desesperança e descrença com a classe política. O canoense não aguenta mais ser enganado e ainda pagar a conta por isso. Mas temos que acreditar que podemos mudar a realidade”, disse Nedy.
No paço, a foto e o livro
Pouco antes do início da sessão especial, a assessora do vice, Aline Pagot, foi informada por um funcionário da Prefeitura que o paço estaria a espera do novo prefeito em exercício e o livro de registro de posse à disposição de Nedy.
Era o fim da resistência que se anunciava desde as primeiras horas da terça, quando um grupo de vereadores chegou a ir ao palacinho da Rua 15 de Janeiro e voltou de lá com um ‘não’ dado pelo chefe de Gabinete Celso Pitol, ex-vereador da cidade como Nedy, sobre a transmissão do cargo sem a presença de Cris Moraes.
A trégua garantiu que a noite terminasse tranquila apesar dos 30º de temperatura e uma fina garoa umedeceu o chão do Centro enquanto Nedy, enfim, assumia a função de mandatário da cidade. Antes de deixar o paço, ainda anunciou 15 medidas que pretende por em prática em sua gestão e prometeu ser o primeiro a chegar na Prefeitura nesta quarta. “Eu avisei que voltaria. Deus me deu saúde e vou ajudar essa cidade a voltar para os trilhos”, disse ao blog, antes de enfrentar a multidão que o cercava para, finalmente, se tornar o novo inquilino do palacinho.
15 primeiras ações do novo Governo Nedy
• Nomear uma equipe competente, com experiência e de confiança.
• Determinar uma auditoria interna na Prefeitura para avaliar finanças, projetos e ações em andamento, além de contratos e convênios.
• Fazer um pente-fino na Saúde, para compreender os problemas que são enfrentados e o prejuízo dos últimos oito meses.
• Implementar um plano de melhoria dos serviços públicos, que estão muito aquém do que os canoenses merecem.
• Retomar o projeto Mutirão de Cirurgias e trabalhar para melhorar o atendimento nas nossas unidades de saúde.
• Ampliar as ações da nossa Guarda Municipal e a parceria com as forças de segurança.
• Realizar licitação para o Hospital Universitário de Canoas (HU) e para o transporte público municipal.
• Atrair investimentos públicos e privados para obras de infraestrutura.
• Criar força-tarefa para intensificar a limpeza e manutenção da nossa cidade.
• Fortalecer as medidas de proteção contra temporais, com a revisão de todas as casas de bombas e o sistema de drenagem.
• Buscar melhorias nas escolas, que beneficiem a vida de professores, estudantes e da comunidade escolar
• Aumentar a participação da população nas decisões da prefeitura. Sem politicagem e enganação.
• Criar mecanismos para fortalecer a fiscalização dos gastos, evitando corrupção e zelando pelos recursos públicos.
• Criar mutirão para iluminar a cidade, com a modernização da iluminação pública.
• Aumentar a fiscalização do contrato com a Corsan/Aegea.
Com informações da assessoria do Vice-Prefeito.