Em nota, partido que chegou em terceiro lugar na disputa do último domingo orienta voto em Airton Souza mesmo descartando, a princípio, participação em eventual governo do PL
O Novo vai de Airton.
O partido de Ordilei Campiol publicou nota na noite desta terça-feira, 8, orientando filiados, eleitores e simpatizantes a votar no candidato do PL no segundo turno das eleições em Canoas. Não foge muito do que se esperava: a dúvida era se o Novo optaria por Airton ou daria uma de isentão outra vez.
LEIA TAMBÉM
A nota explica que o partido não está compondo aliança e que não discute participação em eventual governo. Mas deixa claro que tem mais discordâncias com Jairo Jorge (PSD) e, portanto, fez a opção pelo caminho onde acha que se constrange menos. Campiol disse isso ao blog ainda na terça pela manhã, em comentário publicado no post CANOAS | Márcio, Republicanos, Campiol, Beth e as ‘noivas’ da vez: o segundo turno já está ‘bombando’: “quando tem duas comidas ruins e tu tens que te alimentar, mas elas não deixam de ser comidas ruins”.
Reputo que a notícia é ótima para Airton, mesmo com o ‘senão’ da nota, que reproduzo abaixo.
O apoio do Novo tende a alargar a vantagem que o candidato do PL obteve no primeiro turno e pode ser determinante numa disputa que — ninguém se engane — será acirrada. Se a parceria não redunda numa simples soma de votos, pelo menos dá para dizer que Airton subiu mais um degrau na corrida pelo paço.
Por fim, cogito que a nota do Novo tenha pego carona no vôo de Brasília a Canoas em que veio o deputado federal Marcel Van Hatten, com quem Luiz Carlos Busato (União Brasil) andou conversando dia desses. Se em política nada é coincidência, imagina nas eleições.
Confira a nota do Novo, na íntegra:
O Partido NOVO agradece aos 18.814 votos recebidos a prefeitura de Canoas, conquistado o terceiro lugar com 12,89% dos votos. Em um cenário desafiador e com campanha limitada, os voluntários e nossas ideias liberais mostraram que é possível fazer política de forma diferente.
No segundo turno, reafirmamos nossas profundas divergências com ambos os projetos, especialmente com Jairo Jorge e o PT, cujas políticas estatizantes são incompatíveis com nossos princípios de liberdade econômica, gestão eficiente e redução do papel do Estado.
Por isso, votaremos e recomendamos voto no PL-22 no dia 27 de outubro para evitar a continuidade de um governo que demonstrou falta de compromisso com Canoas, especialmente nas enchentes e na gestão da cidade.
Nosso apoio ao PL é circunstancial, sem qualquer acordo para participação em um futuro governo. Nosso vereador eleito, Rodrigo D’Ávila, continuará na Câmara defendendo os princípios que nos guiaram na campanha: transparência, seriedade com o dinheiro público e independência total do Executivo municipal.
Canoas, 8 de outubro de 2024
Diretório Municipal do Partido Novo de Canoas