Prefeito em exercício preferiu demitir todos os remanescentes do governo JJ em portaria coletiva, sem transição. Parte dos postos já tem nomes confirmados, outros ainda dependem de composição política
Havia uma expectativa de que o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques faria uma montagem gradual do seu governo, com demissões imediatas de ‘jairistas’ e até algum diálogo de transição em secretarias sob o comando de partidos ou postos com indicações de vereadores que devem compor, em seguida, a nova base aliada do paço. Não foi o que aconteceu. Ainda na quarta, 20, por volta das 19h, o Diário Oficial do município publicou a edição complementar número 5 e, com ela, a famosa ‘portaria da faxina’: nos primeiro e segundo escalões, não escapou ninguém, secretários, assessores superiores e adjuntos foram todos demitidos.
A medida foi negociada ao longo do dia entre a cúpula política do novo governo, prováveis aliados e lideranças leais ao prefeito em exercício, de forma pontual. PP, PT e MDB, por exemplo, não tem mais representantes oficiais no secretariado, mas devem abrir diálogo com Nedy e recompor sua participação no paço. Por outro lado, tem dois nomes filiados ao PL.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Nova Era Nedy, dia 1: vice volta ao paço e apresenta 15 metas de gestão
No caso do PT, não se pode descartar que pelo menos uma parte do partido retorne. Nelsinho Metalúrgico foi à sessão especial de posse de Nedy na Câmara de Canoas e, inclusive, foi efusivamente saudado pelo prefeito em exercício em seu discurso na tribuna. No plenário, foi assistido pela vereadora Maria Eunice, que em julho emprestou sua assinatura ao requerimento que pôs fim ao processo de impeachment a que Nedy respondia.
Saúde e Educação: um ‘não’ e outro ‘sim’
Ao longo da quarta e da quinta, o novo governo confirmou nomes que já compõe o primeiro time de Nedy de Vargas Marques. Não há surpresas: os escolhidos, até agora, são aliados do vice que permaneceram ao seu lado após o retorno de Jairo Jorge ao passo, em 28 de março deste ano.
A curiosidade fica por conta da primeira exoneração publicada pelo Diário Oficial em sua quarta edição complementar desta quarta, 20: a portaria 6.120 foi a que demitiu o ex-secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso – o número 1 do núcleo político de JJ no governo.
Com a nomeação de Luis Davi Siqueira, João Portella foi demitido da Fazenda por volta do meio-dia. Ele havia se proposto a fazer uma transição na pasta, mas apenas recebeu uma mensagem do novo secretário informando que estava ocupado com o prefeito e que, se precisasse, entraria em contato. Já com Beth Colombo, que foi secretária de Educação durante todo o período anterior de interinidade de Nedy, a demissão se deu por telefone, por uma funcionária designada dos Recursos Humanos da Prefeitura. Beth também pretendia uma transição na pasta.
No lugar dela, assume Leany de Conti, que carrega para o governo sua filiação ao PL de Jair Bolsonaro – e para onde Nedy ensaiou se filiar ainda em setembro. A indicação dela, no entanto, teria partido da cota pessoal do prefeito em exercício e não de uma conversa ou composição com o partido. Outra filiada no partido do ex-presidente e que assume o secretariado de Nedy é Luisa Camargo, nomeada para a Secretaria de Assistência Social. Em tempo: Leany terá como adjunta uma conhecida da Educação nos tempos do ex-prefeito Luiz Carlos Busato: Mari Mantelli.
Já na Saúde a questão está mais complicada. Felipe Martini pediu demissão em 24 de novembro e, desde lá, a pasta estava sob as rédeas da adjunta Ana Macedo. Até que o nome seja resolvido, o núcleo do governo Nedy é que segue tratando dos assuntos da Saúde – que já gerou polêmica nesta quarta, com uma controvérsia a respeito dos repasses de recursos públicos aos hospitais da cidade.
Vale lembrar que em Canoas há uma divisão entre a assistência básica, que está sob o guarda-chuva da Secretaria de Saúde, e a política de urgência e emergência, que trata dos hospitais e UPAs. Esta segunda pasta, a da Gestão Hospitalar, enfrenta as maiores crises da área com a possibilidade iminente do avanço no corte de recursos do Programa Assistir.
A expectativa no paço era o de anunciar os nomes até o final desta sexta, mas Nedy não quer errar na escolha e, nos bastidores, se diz que o prefeito aceita esperar a passagem do Natal para definir o primeiro time que cuidará do assunto. Jurandir Maciel, que já ocupou a pasta da Saúde e tem conversado com algumas lideranças políticas da cidade sobre uma eventual indicação, não foi confirmado.
Confira os novos secretários já nomeados por Nedy:
Nomeações definitivas
Chefia de Gabinete: Pollyana Perinazzo
Secretaria de Relações Institucionais: Abmael Oliveira
Secretaria de Administração: Aline Pagot
Secretaria da Fazenda: Davi Luis Siqueira
Escritório de Comunicação: Leonardo Souza
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Marcus Vinícius, o Quinho
Escritório de Mobilização: Jefferson Lourenço
Secretaria de Assistência Social: Luisa Camargo
Secretário de Bem-Estar Animal: Gabriel Souza
Procuradoria-Geral do Município: Camia Buraldi
Secretaria de Obras: Marco Antônio Oliveira, o Caco
Secretaria de Segurança: Marcelo Pitta (ele acumula a função de chefe do Escritório de Resiliência Climática, o EClima)
Interinos
CanoasTech: Marcelo Schunk (servidor)
Escritório de Projetos: Maurício Rocha (servidor)
Secretaria de Habitação: Fábio Fonseca (servidor)
Secretaria de Transporte: Leandro Rodrigues Machado (servidor)
Secretaria de Serviços Urbanos: André Oliveira de Souza (servidor)
Secretaria de Meio Ambiente: Luiz Gustavo Rabaioli (servidor)
Secretaria de Cultura: Márcia Ferrer (servidora)
Secretarias, subprefeituras e chefias ainda sem indicação
Secretaria da Saúde
Secretaria de Gestão Hospitalar
Escritório de Gestão
Controladoria-Geral do Município
Secretaria de Licitações e Contratos
Secretaria de Esporte e Lazer
CanoasPrev
Fundação Municipal de Saúde
Subprefeitura do Centro
Subprefeitura Nordeste
Subprefeitura Sudoeste
Subprefeitura Noroeste
Subprefeitura Sudeste
Coordenadoria da Diversidade
Coordenadoria da Mulher
Coordenadoria da Igualdade Racial
Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social
Coordenadoria da Juventude
Coordenadoria da Pessoa Idosa
Coordenadoria de Relações Comunitárias
Respostas de 2
Canoas é uma vergonha
É incrível o descaso com a saúde e principalmente com idoso. Está becessitando de fraldas e no entanto foram canceladas e nem se quer tem uma previsão das mesmas. Vamos fazer lembrar nas próximas eleições a falta de respeito e discernimento ao idoso necessitado. Uma mudança no comando primeira coisa é cortar verbas pros necessitados.