BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Procuradores não gostam da fala de JJ: a preocupação com a defesa do município, não dos gestores

Em nota, Associação dos Procuradores diz que atuação da categoria sempre se pautou pela defesa dos interesses da cidade e não de quem a governa

A Associação dos Procuradores do Município de Canoas, APADIMC, emitiu uma Nota de Esclarecimento na tarde desta quarta-feira, 15. Nela, refuta o vídeo distribuído pela defesa do prefeito Jairo Jorge em que ele diz que o processo de contração da empresa que se tornou o pivô da Operação Copa Livre. “Não há nenhuma manifestação de Procurador Municipal de Carreira nos autos
do processo que ensejou a determinação pelo Tribunal de Justiça do afastamento do
então Prefeito na ‘Operação Copa Livre’. A atuação dos Procuradores Municipais de
Carreira é, e sempre foi, pautada pelo interesse e defesa do Município de Canoas, não de
seus gestores”, diz a nota.

Analiso.

A nota é um posicionamento político da Associação, com toda a legitimidade. Embora Jairo não tenha dito que a culpa pelo erro na contratação da GSM para limpeza e copeiragem na Prefeitura tenha sido dos procuradores, o jeito com que disse deixa margem para essa interpretação. E, agora, lhe causa o constrangimento da nota – e a missão de, voltando ao governo, recuperar a relação com o esse quadro de servidores tão fundamental para o andamento dos processos púbicos.

O caldo do que disse JJ no vídeo ainda me parece uma premissa verdadeira, no entanto. Um processo de compra ou contratação de serviço passa por muita gente antes de ser concluído. Nesse caminho é que precisamos, como sociedade, inserir os mecanismos que possam nos libertar dos mal-intencionados de ocasião. Precisamos buscar o filtro que faltou – essa é a missão.

Por fim, vale a reparação proposta pela Associação. A investigação do MP e o processo depois, na Justiça, vão inferir quem teve culpa e quem se beneficiou de eventual erro em todo esse episódio; que o dedo não fique indevidamente apontado para os procuradores de carreira até lá.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba nossa News

Publicidade