BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Propositivo, sem ‘ranço’ e por voto técnico no impeachment, Jurandir Maciel assume mandato na Câmara

Jurandir Maciel toma posse na Câmara como vereador em vaga aberta com a cassação de Laércio Fernandes. Foto: Bruna Ourique/CMC

Político chega ao quarto mandato após a cassação de Laércio Fernandes por infidelidade partidária. Saúde e Transporte Público estão no alvo do ex-vice de Ronchetti

Jurandir Maciel é vereador de Canoas.

O ex-vice-prefeito de Marcos Ronchetti assume o mandato nesta quinta-feira, 29, dois dias depois da cassação do mandato de Laércio Fernandes (Podemos), determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral, o TRE. Laércio foi condenado por infidelidade partidária ao trocar, ainda em 2021, o PTB pelo Podemos sem uma justa causa. Com isso, Jurandir assume a condição de vereador titular até o final desta legislatura em 31 de dezembro do ano que vem.

Em conversa com o blog, Jurandir contou que sua tradicional bandeira da Saúde estará presente no mandato. Ele já foi secretário da pasta nos governos de Hugo Lagranha e de Marcos Ronchetti, acumulando a função com o cargo de vice. “Temos que construir uma análise concreta, discutir o financiamento da Saúde, mas também as necessidades, o modelo e a assistência”, comenta. “Tenho um estilo propositivo, está no meu DNA. Não vou fugir disso”.

“Também precisamos pautar a questão do transporte público”, lembra. “Tem licitação no final do ano, mas o que importa é o modelo do serviço. Hoje 72% das linhas são bairro-centro e centro-bairro. Precisamos de um modelo que favoreça a mobilidade”.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | SindiMetropolitano decreta greve: ônibus intermunicipais podem parar à meia-noite

CANOAS | TRE cassa mandato de Laércio por troca de partido; Jurandir Maciel é quem assume

Governo ou oposição?

Jurandir chegou a deixar o PTB quando houve a fissão entre o comando gaúcho da sigla, no final de 2021, e o então presidente nacional do partido, Roberto Jefferson. À época, Jefferson teceu comentários homofóbicos contra o governador Eduardo Leite para desqualificar a parceria do partido com o mandatário. O vice-governador à época, Ranolfo Vieira Jr., deixou o PTB e, na esteira dele, líderes como Luiz Carlos Busato, hoje deputado federal e ‘número 1’ do União Brasil no RS. Em março, no entanto, a convite do deputado estadual Sabino e da presidente municipal do PTB de Canoas, Simone Sabin, Jurandir voltou. “Tenho um carinho, uma ótima relação, de gratidão até, com o deputado Busato. Isso não muda. Mas estou no PTB, o partido tem uma linda e longa história. É o meu caminho”, confirma.

Na espectro político da paróquia, o PTB é oposição ao governo de Jairo Jorge – ou quase isso. Oficialmente, o partido não integra a base aliada, mas os vereadores Eric Douglas e Laércio, até quando foi cassado, votavam com o passo. Juares Hoy é o único vereador da sigla que segue na oposição. E Jurandir, como se comportará? “Não gosto muito dessa divisão oposição e situação. Me parece que há uma ligação com torcer a favor ou contra. Comigo, haverá diálogo franco”, resume. Mesmo que em 2008 tenha perdido a eleição exatamente para JJ? “Eventuais problemas que tenham ocorrido no passado fica no passado. Sigo a orientação de Jesus e perdoou”, aponta. “Não faço política com ranço de nada e nem de ninguém”.

Sobre o impeachment, a pauta que toma conta da política canoense, Jurandir prefere aguardar o andamento da Comissão Processante para se posicionar. “Não tenho nada contra o Nedy, nem contra o Jairo. Nessa questão da cassação, estou neutro. Acho que nem tudo deve ser meramente uma decisão política. Precisa haver algo técnico”, analisa. “Seja o resultado que tiver, precisamos tirar logo isso da pauta da política para nos concentrarmos no que a cidade precisa”.

2024 é logo ali

Antecipando o calendário eleitoral, o blog quis saber se Jurandir é candidato a prefeito na sucessão do ano que vem ou se buscará a reeleição à Câmara. E, no que depender dele, parece disposto à mais uma legislatura como vereador. “A candidatura a vereador é a única que está mais nas mãos do candidato do que qualquer outra. Para ser candidato a prefeito é preciso uma discussão muito ampla. Não está colocado isso para mim no momento”, esclarece.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade