Jairo ainda não divulgou nomes do seu futuro secretariado, mas uma pessoa transita em todas as listas
Beth Colombo (Republicanos) foi a vice que prometeu ser pelos dois mandatos que Jairo Jorge (PSD) teve entre 2009 e 2016: leal e responsável. À época no PP, ajudou a atrair uma base de centro para um projeto político claramente de esquerda – lembre-se, Jairo era do PT naquele tempo.
Atuou no secretariado, discutia a política ao lado do então prefeito. E teve dele a maior prova de confiança que poderia ter de um prefeito em alta popularidade, como Jairo era em 2016: virou sua candidata à sucessão. Beth acabou não levando e Luiz Carlos Busato (PTB) venceu, mas isso é outra história.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | A 'lista' de Jairo: o que é fato e o que é fake na composição do secretariado
CANOAS | Uma nova ponte para Nereu e Bolsonaro
Por razões partidárias, Beth Colombo não pode estar junto com Jairo no primeiro turno. As circunstâncias políticas para escolha do vice em 2020 foram outras e Beth vinha deixando claro para todos que não pretendia estar nas urnas este ano. Nas urnas, não – mas na política, sim. Superado o primeiro turno com candidatura própria, foi Beth quem levou o partido para a aliança com Jairo no segundo. E com a vitória, voltou à fotografia da vitória ao lado do amigo de quem sempre se manteve por perto.
Beth e Mário Cardoso, seu vice em 2016, foram os nomes mais lembrados na festa da vitória, ainda no final da tarde de domingo, 29, quando o resultado da eleição foi confirmado. No caminhão, o próprio Jairo lembrou que, há quatro anos, estavam juntos quando os adversários ganharam. "Essa vitória tira um grito que estava entalado na garganta desde 2016, Beth", disse o prefeito eleito.
Agora, nos dias que antecedem o anúncio oficial do novo secretariado, Beth figura em praticamente todas as especulações. É um coringa: poderia atuar na Educação e na Saúde, por exemplo. Só o que a tira do governo é 2022. Primeira suplente de deputada estadual, a professora aposentada quer disputar a titularidade na Assembleia na próxima eleição.