As cores e os desenhos milimetricamente pensados e executados por artistas gravataienses trouxeram vida para uma das principais vias de Gravataí. Quem circula pela região da 79 já pode contemplar as obras grafitadas ao longo do canteiro central da Avenida Dorival de Oliveira. No lugar do muro branco, agora, a cultura, as cores da bandeira do Brasil e os elementos da natureza compõem um painel artístico a céu aberto em um dos locais com maior circulação de veículos do município.
– É um talento ímpar e que deixa a nossa cidade cada vez mais linda. Esse é um dos nossos objetivos enquanto governo, cuidar da cidade para que os moradores sintam Gravataí como a sua casa, a ponto de cuidar e viver o nosso município. Muito obrigado à gurizada. Vocês são exemplo para todos nós – destacou o prefeito Luiz Zaffalon, que esteve acompanhando a execução do projeto.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, a ideia surgiu dos próprios artistas Jotta Junior, Rafael Rat, Gordo Brasil e João Ato, que procuraram a secretaria para somar esforços na busca do embelezamento da cidade.
– O grupo nos procurou e, prontamente, aceitamos, uma vez que essa iniciativa vem ao encontro da política do nosso projeto de governo, que é cuidar da cidade e levar o embelezamento para todos os cantos – disse o secretário.
Quando o assunto é arte, o final sempre surpreende e, neste domingo, não foi diferente. Durante o processo de pintura, o artista Jotta foi surpreendido com um dos pedidos mais instigantes da sua vida artística:
– Eu estava pintando e, de repente, duas mães que circulavam pela calçada me pediram para que, se possível, eu pintasse duas borboletas, pois o local onde eu estava era o mesmo em que ambas haviam perdido suas filhas. Uma delas relatou que, todos os anos, ela mesma pintava as borboletas, mas que este ano não teve condições. Foi emocionante, na mesma hora, integrei à arte.
Não é de hoje que o grafite vem ganhando os espaços públicos de Gravataí. No início do ano, diversas escolas municipais receberam a intervenção. Arte que também pode ser vivenciada nos banheiros públicos do Parcão da 79, um dos lugares mais movimentados de Gravataí.
Com a iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), o espaço recebeu um conjunto de nove painéis pintados ao redor dos banheiros (três grandes e seis complementares), criados a partir de conceitos como: limpeza da cidade, sustentabilidade, meio ambiente e o lixo como fonte de renda.
– Gravataí Mais Limpa é mais do que um programa, é uma postura de governo, e isso vai além da limpeza, porque queremos que os gravataienses tenham orgulho da sua cidade – reiterou o secretário de Serviços Urbanos, Paulo Garcia.