A Prefeitura de Gravataí recebeu do governo do Estado 2.050 doses da vacina Oxford e 950 doses da Coronavac, que estão sendo destinadas, a partir desta segunda, para idosos acima de 80 anos. Cachoeirinha recebeu 1.100 novas doses que são aplicadas a partir de hoje em idosos acima de 82 anos.
Em Gravataí, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e São Judas Tadeu e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Águas Claras, Neópolis, Barro Vermelho, Parque dos Anjos e Cohab C.
Em Cachoeirinha, nas unidades ESF Carlos Wilkens, UBS Décio Martins Costa, ESF José Ari, ESF Vereador José Ramos, UBS Ildo Caçapava, ESF Canarinho, ESF Jardim Betânia e Centro do Idoso.
Para na Eva Nunes, de 83 anos, que está em isolamento desde março do ano passado, a vacina é a esperança para voltar à vida normal.
– É muito rápido e não dói nada. Depois de imunizados, esperamos poderemos retomar nossas atividades como ir a supermercado, bancos e visitar amigos – conta.
Já para a Maria Olícia Aloy, de 83 anos, ex-presidente do Clube de Mães Monte Carlo, a vacina representa o retorno ao convívio das amigas.
– Tínhamos marcado uma viagem para Maceió que ano passado foi cancelada. Sabemos que nesse ano ainda não será possível, mas eu espero que no ano que vem, nós estejamos todas saudáveis para poder aproveitar nossa viagem a Alagoas – confia.
Até sexta-feira, das 8.810 doses recebidas, 7.760 doses já haviam sido aplicadas, entre primeiras e segundas doses. De acordo com o último balanço da SMS, receberam o imunizante: 3.374 profissionais da saúde, 304 idosos residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), 2.276 idosos não institucionalizados (destes, 1.806 pessoas já receberam a segunda dose da Coronavac).
LEIA TAMBÉM