A General Motors (GM) está apresentando à imprensa do país inteiro desde hoje (12/9) pela manhã a nova geração do Onix nas versões hatch e sedan, esta última batizada como Onix Plus. A escolha do lugar – sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) – para lançamento dos novos carros é estratégica: pertinho do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), onde veículos são produzidos.
Os Plus – sedans – já estão chegando às concessionárias e devem começar a ser vendidos nos próximos dias, muito provavelmente já na próxima semana à se confirmar no anúncio oficial que vai acontecer logo mais à noite para a imprensa, empresários do setor, autoridades e convidados especiais. O evento trouxe à capital dos gaúchos o alto comando da GM no Brasil e Mercosul.
Na fábrica que a montadora norte-americana, com sede em Detroit, tem em Gravataí, já estão saindo da linha de montagem três versões do Onix Plus (sedan) e dois do Onix hatch. O tradicional gauchinho vem agora com as motorizações 1.0 flex e 1.0 turbo flex. Os sedans vêm em três versões – duas delas com 1.0 flex – e uma com turbo, todos com três cilindros, fabricado em Joinvile, Santa Catarina, pela própria GM.
Modelos e preços
Chevrolet Onix LT 1.0 flex — R$ 51.590,00
Chevrolet Onix LTZ 1.0 turbo flex — R$ 66.290,00
Chevrolet Onix Plus 1.0 flex — R$ 58.590,00
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 flex — R$ 61.190,00
Chevrolet Onix Plux LTZ 1.0 turbo flex — R$ 70.990,00
GEM
Produzido sobre a plataforma modular denominada como Global Emerging Markets (GEM), os novos Onix foram criados em parceria com a chinesa SAIC, uma das sócias da General Motors no país oriental razão que levou os modelos a serem apresentados há alguns meses no Salão de Xangai.
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SAIBA MAIS
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O consumo do sedan com motor movido a gasolina, na estrada, é de 15,7 km/l, e de 12 km/l no arranca-e-para das vias urbanas. Já com etanol estas médias ficam em 10,9 km/l e 8,6 km/l, respectivamente.
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A grande novidade mecânica é o novo motor 1.0 tricilíndrico. É o primeiro um litro turbo da Chevrolet brasileira. Dotado de injeção direta, rende 116 cv, contra 124 cv do chinês.
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De qualquer forma, o novo motor promete nível de desempenho próximo do 1.0 TSI de Volkswagen Polo e Virtus . Esse tipo de motorização é cada vez mais popular no nosso mercado e também vai equipar o novo Hyundai HB20S.
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O novo Onix Plus que está sendo lançado possui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas.
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O espaço interno também foi melhorado. O entre-eixos foi aumentado em oito centímetros em relação ao Prisma. Agora é de 2,60 metros. O objetivo é dar conforto para cabeças e pernas de passageiros com pouco mais de 1,80 metro.
4G Nativo
A tecnologia a bordo dos novos modelos verde-amarelos tem novidades. O sistema MyLink foi aprimorado e passou a oferecer wi-fi pelo 4G nativo, ou seja, sem depender do smartphone — só que o serviço será cobrado. A tecnologia foi apresentada no Cruze, que foi reestilizado.
Em nome da segurança, os carros passam a ter controle eletrônico de estabilidade e de tração, além de airbags laterais, itens nunca aplicados na segunda geração do Prisma —carro que teve ainda uma primeira encarnação feita sobre a plataforma do Celta, primeiro carro fabricado em Gravataí.
Em fotos
: Nas ruas, o Onix Plus Sedan
: Onix hatch, modelo mais robusto
: Câmbio automático nas versões top
: Agora com botão de acionamento da partida
: Painel vai mostrar o "peso do pé" em tempo real
: My Link foi aperfeiçoado para os novos carros
: Sistema tem 4G nativo (sem celular)
: Conectividade é ponto alto dos modelos
: Espaços entre bancos ficou ainda maior
: Na frente, mais conforto ao motorista e passageiro
: Porta-malas segue sendo o maior entre os sedans