coluna do silvestre

Como a Agas vai movimentar R$ 520 milhões na Expoagas deste ano

Presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados, Antônio Cesa Longo, apresentou à imprensa na manhã de hoje a Expoagas 2019

Consolidada como evento para empresas de todos os tamanhos e dos mais diferentes setores da economia, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados, reunirá 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento entre os dias 20 e 22 de agosto no Centro de Eventos Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. A finalidade é oportunizar networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes.

Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira deverá movimentar pelo menos R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países. Além da feira de negócios, que contará com fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo, a feira vai apresentar mais de 800 novidades ao mercado.

A Expoagas 2019 contará em uma programação variada de palestras, visitas técnicas, seminários e oficinas e atividades de qualificação para diferentes públicos. Cada vez mais multisetorial, a feira novamente tem gratuidade nas inscrições antecipadas para varejistas de supermercados e outros setores do comércio, como hotéis, bares, restaurantes, farmácias e lojas de bazar e R$ 1,99.

Neste ano, a cortesia estende-se também para os produtores rurais pela primeira vez. A principal novidade desta edição é o reposicionamento dos espaços Premium e Circuito de Negócios, criados no ano passado e que integram novos expositores às oportunidades oferecidas pelo evento.

 

IMPORTANTE

 

1

Indústria apresentará mais de 800 lançamentos durante os três dias da feira que será realizada na sede da Fiergs, em Porto Alegre.

 

2

Pré-inscrições são gratuitas a varejistas e a produtores rurais até o dia 16 de agosto. Expectativa é receber quase 50 mil pessoas.

 

3

Encontro ocorrerá de 20 a 22 de agosto e contará com palestras e visitas técnicas, além de rodadas de negócios.

 

Hábitos de consumo

 

Por sua capilaridade e abrangência de setores, a Expoagas 2019 mais uma vez refletirá as tendências e hábitos de consumo que estão norteando o perfil de compra dos gaúchos nos supermercados. Um exemplo disto é o crescimento no número de expositores de alimentos com apelo saudável, como tapiocas, produtos orgânicos e barras de cereais.

— O gaúcho está cada vez mais preocupado com sua saúde e bem-estar, mas infelizmente ainda falta renda para que algumas categorias ganhem mais espaço. Este será um processo gradual na qualificação dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores — observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Segundo o dirigente, além dos alimentos saudáveis ganham destaque nesta 38ª edição da Expoagas os expositores de eficiência energética, consultoria tributária e acessórios para smartphones. São setores em ebulição e a feira pretende espelhar o que está acontecendo no dia a dia do ramo supermercadista, segundo Longo.

Formado majoritariamente por indústrias e distribuidores de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza, o rol dos expositores ganhou uma nova categoria entre os estandes: a das entidades de classe, que estreia com dois expositores na feira de negócios.

 

Participação dos gaúchos

 

Entre os expositores desta edição 80,9% estão voltando ao evento e 19,1% serão estreantes na Expoagas 2019. Um dado que chama a atenção é o percentual de empresas gaúchas entre os expositores: embora ainda majoritários (67%), os estandes de companhias locais atingiram o menor percentual de participação dos últimos 10 anos (em 2018, os gaúchos eram 72%).

— É um dado que nos preocupa. Somos defensores da indústria gaúcha e precisamos que a economia se fortaleça em todas as pontas para que tenhamos um crescimento sustentável no estado — destaca o presidente da Agas.

Segundo ele, um dos principais objetivos da associação, com a feira, é oportunizar uma vitrine aos varejistas de todo o país para as empresas que participarão do evento.

— Teremos compradores do Brasil e do mundo conhecendo a pujança da nossa indústria e a qualidade dos produtos fabricados no Rio Grande — anunciou o presidente Longo na entrevista coletiva à imprensa em que apresentou a Expoagas 2019, na manhã de hoje (6/8) na sede da entidade que dirige, em Porto Alegre.

Apostando nos conceitos de liberdade econômica defendidos pelo governo federal e fomentando negócios que possibilitarão crescimento para empresas do varejo, setor distribuidor e indústria, a Associação Gaúcha de Supermercados aproveitará a Expoagas 2019 para reforçar as reivindicações do segmento supermercadista gaúcho e brasileiro.

O principal pedido é a possibilidade de os supermercados comercializarem, em suas lojas, os medicamentos que não necessitam de prescrição médica.

— Defendemos o direito das farmácias venderem alimentos, itens de bazar e de higiene, mas queremos o mesmo livre comércio para os supermercados. Afinal, os medicamentos sem prescrição já estão ao alcance dos clientes no autosserviço das farmácias, além de serem comercializados sem restrições por televendas e internet — justificou.

E emendou:

— Não há porque criarmos reservas de mercado em nome do corporativismo. Precisamos de um novo Brasil e de um cenário de liberdade econômica, com interferência mínima do estado.

 

PARA SABER

 

Outras reivindicações:

 

: definição de regras para a manipulação de carnes e fiambres em supermercados e a

: simplificação tributária em todos os setores.

 

— São questões técnicas nas quais estamos trabalhando para garantir, acima de tudo, segurança alimentar aos consumidores e proteção jurídica às empresas. Mas é preciso elogiar o trabalho dos corpos técnicos do governo do estado e a boa vontade para contribuir nestes temas.

Antônio Cesa Longo

Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados

 

INSCRIÇÕES

 

Neste ano, pela primeira vez, a Agas está franqueando as pré-inscrições ao evento para produtores rurais para oportunizar aos homens e mulheres do campo as mesmas ferramentas e clientes dos grandes players da indústria.

 

As inscrições realizadas até dia 16 de agosto são gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias, atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops, hospitais e hotéis.

 

Os valores para visitantes de outros setores vão de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três dias de evento. As inscrições para o encontro já estão abertas pelo site oficial da associação supermercadista, no endereço www.agas.com.br.

 

SORTEIOS

 

: Consagrada acima de tudo como uma feira de negócios, a Expoagas 2019 mais uma vez vai incentivar as transações comerciais já durante os três dias do evento com o sorteio de seis notebooks e um automóvel zero quilômetro entre as empresas que efetuarem compras nos estandes da feira.

 

: A cada R$ 1.000,00 em compras junto aos expositores, os visitantes receberão um cupom para participação. Embora a programação de palestras seja fundamental o foco está voltado às atividades da exposição, incentivando participantes a levarem lançamentos e condições especiais de pagamento aos estandes.

 

: A partir de um levantamento prévio, a Agas estima que mais de 800 produtos, equipamentos, embalagens, sabores e versões de produtos serão apresentados durante o evento pelos 372 expositores.

 

: Para incentivar a participação de varejistas do interior do estado, a Agas está subsidiando 50% dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas varejistas. São 90 núcleos regionais que fretam transporte à feira desde os mais diferentes pontos do estado e de Santa Catarina.

 

Palestras

 

Buscando evidenciar e fortalecer os espaços criados no ano passado para oportunizar a novas empresas a participação na Expoagas – o Espaço Premium e o Circuito de Negócios –, a Agas dividiu neste ano, com maior clareza, as áreas de palestras e de feira. Todo o ciclo de palestras foi transferido para o lado do Teatro do Sesi, enquanto a feira de negócios ficará concentrada nos três andares do pavilhão do Centro de Eventos.

Localizado no segundo andar, o Espaço Premium congregará multinacionais e indústrias de alimentação e higiene. Lançados na edição de 2018, os estandes do Circuito de Negócios reunirão micro e pequenas empresas em um ambiente de negócios e novas parcerias.

 

Projeções:

 

 

2017

2018

2019*

Expositores

347

372

372

Segmentos

108

108

109

Visitantes

48 mil

48 mil

48 mil

Negócios

R$ 482 milhões

R$ 509 milhões

R$ 520 milhões

Caravanas

90

90

90

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Previsão

 

Banco de Alimentos

 

Para evitar desperdícios, a Agas firmou parceria com o Banco de Alimentos do Estado, da Fiergs. Nos três dias a instituição terá um ponto de coleta para que expositores entreguem alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza referentes às sobras da feira.

Os donativos serão encaminhados às mais de 300 instituições atendidas pelo Banco de Alimentos em Porto Alegre. A Juntapel também participará do evento, coletando, separando e dando a correta destinação aos resíduos sólidos gerados na Expoagas 2019.

Além disso, em parceria com a empresa Coleto, especializada na coleta e transporte de óleo de cozinha usado, a Agas administrará o processo de descarte do óleo utilizado na feira, evitando danos ao meio ambiente.

 

Constelação

 

Paralelamente à feira de negócios, a 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados oportunizará entretenimento, reflexões e capacitação aos participantes da Expoagas 2019 com estrelas nacionais como os jornalistas da Rede Globo Glória Maria e Alexandre Garcia, além da atriz e empreendedora Cláudia Raia.

Desenhado há um ano, o ciclo de palestras trará ao debate temas em voga na gestão do varejo, como prevenção de perdas, gerenciamento de equipes e tecnologia, além de assuntos pertinentes ao desenvolvimento pessoal dos participantes e à conjuntura político-econômica brasileira.

As palestras – sempre pela manhã no Teatro do Sesi:

– Com a jornalista Glória Maria: “É preciso reinventar-se”

– Com o consultor canadense Mike Ross: “O comportamento dos consumidores no ponto de venda”

– Com o filósofo, professor e escritor Clóvis de Barros Filho: “Reflexões de vida e carreira ao público”

– Com o jornalista Alexandre Garcia: “Perspectivas para o Brasil”

– Com o educador físico Márcio Atalla, conhecido pelo quadro “Medida Certa” da Rede Globo: “Dicas de saúde e bem-estar”

 

Confira a entrevista do presidente Antônio Cesa Longo, da Agas, na apresentação da feira deste ano clicando na imagem abaixo:

 

A programação

Dia 20 de agosto

9h – Solenidade de abertura – Teatro do Sesi

10h30min – Palestra magna – Glória Maria | É preciso reinventar-se | Teatro do Sesi

12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos

13h30min – Visita-técnica – Grupo Dimed | Asun Supermercados

14h – Palestra – Fátima Merlin | O shopper do futuro | CAT

15h – Seminário Jurídico – Ricardo Neves Pereira | Administração Tributária Digital | Teatro do Sesi

16h – Oficina prática – Sinara Oliveira | Dez passos para o sucesso do relacionamento nas redes sociais | Escola móvel Agas

16h – Palestra – Vera Zaffari | O futuro da loja física: você está preparado? | CAT

20h – Jantar de boas-vindas | Associação Leopoldina Juvenil

21h – Encerramento da feira de negócios

Dia 21 de agosto

9h – Palestra magna – Mike Ross| Como vieses cognitivos afetam as decisões dos consumidores | Teatro do Sesi

10h30min – Palestra magna – Clóvis de Barros Filho | Confiança: o motor das organizações | Teatro do Sesi

12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos

13h30min – Visita-técnica – Coca-Cola | Rede varejista

14h – Palestra – Angelita Garcia | A revolução tecnológica e comportamental dos líderes e gestores de RH | CAT

15h – Agas Mulher – Cláudia Raia | Nas raias do empreendedorismo | Teatro do Sesi

16h – Palestra – Gustavo Fauth – Prevenção de perdas na prática: o resultado de cases gaúchos | CAT

16h – Oficina prática – Karine Biz | Gestão ambiental e boas práticas | Escola móvel Agas

21h – Encerramento das atividades do dia

Dia 22 de agosto

9h – Palestra magna – Alexandre Garcia – O Brasil em 2020: cenários políticos e os impactos no consumo ­– Teatro do Sesi

10h30min – Palestra magna – Márcio Atalla – Bem-estar pessoal e profissional ­| Teatro do Sesi

12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos

14h – Palestra – Clara Faro (Nestlé) | Como a transformação na categoria de cafés potencializará as vendas | CAT

15h – Coletiva de imprensa – Balanço da Expoagas 2018 | Escola móvel Agas

15h – Agas Jovem – Carlos Eduardo Moysés (CEO iFood) | Tendências e mudanças no mercado – Case iFood | Teatro do Sesi

16h – Palestra – Felipe Patané (Google) | O caminho até a prateleira | CAT

20h – Sorteio de automóvel entre os compradores da feira

21h – Encerramento do evento

 

Inscrições:

 

Até 16 de agosto em www.agas.com.br

Varejistas e produtores rurais = Gratuito

Fornecedores Sócio Agas = R$ 30,00

Fornecedores não sócios Agas/ Visitantes – R$ 150,00

 

Após 16 de agosto – Na secretaria do evento

Varejistas sócios Agas – R$ 30,00

Varejistas não sócios Agas – R$ 80,00

Fornecedores sócios Agas – R$ 50,00

Fornecedores não sócios Agas/ Visitantes – R$ 150,00

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade