meio ambiente

Como agir nos ’meses da poda’ em Gravataí: em ninho, não

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil, informa que, conforme a Lei Municipal nº 3565/2014, durante os meses de maio, junho, julho e agosto, fica autorizada a realização da poda anual de manutenção de árvores. Neste período, chamado como os meses sem “R”, os proprietários podem realizar a poda de exemplares vegetais arbóreos, que não sejam considerados imunes ao corte, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) a poda permitida, sem autorização prévia da instituição, é de apenas três metros de galhos. Acima disso, é necessária a autorização do órgão. Ainda segundo a instituição, o manejo não deve ser realizado quando os ramos estiverem próximos à rede elétrica. Neste caso, a responsabilidade é da concessionária.

– É importante frisar que, em caso de presença de ninhos, a poda é proibida. O respaldo é da Lei n° 9.605/2008 que trata dos crimes ambientais – lembrou a bióloga Isabela Kirsten.

O coordenador da Defesa Civil Paulo Roberto reitera que, para a correta destinação dos resíduos verdes, a população conta com o Ecoponto Ciprestes, que fica próximo à Escola Polivalente. O local foi construído no governo do prefeito Marco Alba e inaugurado pelo prefeito Luiz Zaffalon em abril.

Paulo reforça ainda que, a responsabilidade da poda é do proprietário. É de responsabilidade da prefeitura, além da poda de árvores em logradouros públicos, o corte ou remoção de árvores, apenas, quando ocorre queda ou casos de queda iminente. E, quando, se tratar de serviços de emergência, ocorridos por eventos adversos naturais, como tempestades e vendavais.

Sobre a forma correta do manejo das árvores, a Defesa Civil orienta ainda que, em caso de dúvidas, o proprietário entre em contato com a FMMA.

– Importante salientar que o manejo deve ser realizado com o emprego de serrote e que, o uso de facões, machadinhas e machados, é proibido – lembrou Paulo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade