O arranca e para que consome litros e mais litros de combustível e acaba com a paciência de motoristas que usam todos os dias as avenidas Dorival Cândido Luz de Oliveira e Centenário por conta da falta de sincronização entre os semáforos já tem data para acabar, aliás, antes até da expectativa anunciada – por aí! – pelo secretário da Mobilidade Urbana de Gravataí, Alison Silva.
Ele acabou de falar para o colunista que na avenida Centenário a chamada “onda verde” deve começar a funcionar em fase experimental nos próximos 20 dias, ou seja, na primeira quinzena de maio. Na avenida Dorival de Oliveira a estimativa é que a sincronização esteja funcionando, também sujeita ainda a alguns ajustes, até o final da segunda quinzena de maio.
Alison disse que a sincronização vai ser viabilizada a partir da instalação de cabos de fibra ótica – trabalho que já está em execução na Centenário e que deve começar ainda nesta semana na Dorival de Oliveira – nas duas avenidas, modernizando e facilitando a operação que, até agora, é feita através do sistema 3G de internet.
PARA SABER
1
Em toda a Dorival de Oliveira (cerca de oito quilômetros da divisa com Cachoeirinha – parada 59 – até a esquina com a avenida José Loureiro da Silva), são 19 conjuntos semafóricos que terão sincronização.
2
Ao longo da avenida Centenário (nos dois quilômetros entre a RS-118 e a rótula do Aldeião, avenida Adolfo Inácio Barcelos), são seis as sinaleiras sincronizadas a partir de maio que vem.
3
O investimento mensal, de acordo com o secretário Alison Silva, vai ser de aproximadamente R$ 6 mil mensais considerando a instalação e manutenção da rede de fibra ótica.
Na Digicon
Na semana que passou o secretário Alison Silva, da Mobilidade Urbana, esteve reunido com técnicos da empresa Digicon, de Gravataí, para acertar detalhes quanto ao software que a empresa deve fornecer ao município para que a sincronização, ou “onda verde”, seja gerenciada de modo remoto por funcionários da pasta.
O sistema é inédito e será utilizado pela primeira vez em Gravataí, de acordo com o secretário, possibilitando diversos outros recursos colmo, inclusive, a constatação de lâmpadas queimadas, prejudicando o funcionamento dos semáforos, o que significa agilidade no trabalho de substituição e manutenção adequada dos equipamentos.
— Com a instalação da fibra ótica, que já está acontecendo, teremos o controle e gestão em tempo real dos controladores e por fim, o término do problema da falta de sincronismo — escreveu ele em seu perfil na rede social Facebook, nesta semana.
IMPORTANTE
O software que a Digicon está desenvolvendo para gerenciar o sistema de sinaleiras nas avenidas Dorival de Oliveira e Centenário não terá custo para a administração municipal. Segundo o secretário Alison, da Mobilidade Urbana, trata-se de uma parceria para aprimoramento do projeto.